Novo prazo de candidatura ao Prémio de Jornalismo Adriano Lucas

Entrega das obras candidatas ao Prémio de Jornalismo Adriano Lucas pode ser feita até ao dia 31 de Janeiro de 2018

O Prémio de Jornalismo Adriano Lucas – instituído, em 2011, pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra e o jornal “Diário de Coimbra” – pretende agraciar um trabalho jornalístico, na forma escrita, privilegiando o género reportagem, que promova, preferencialmente, temas relacionados com Coimbra e a Região das Beiras.

Dirigido ao público em geral pretende-se, em simultâneo, estimular os jovens talentos que estudem jornalismo, que se encontrem em início de carreira ou jornalistas que estejam plenamente integrados na profissão. Conforme expresso no Regulamento do Prémio, é dada preferência aos trabalhos que se coadunem com o Estatuto Editorial do Diário de Coimbra.

O prémio é concedido anualmente, em homenagem a Adriano Lucas (nasceu em Coimbra, em 14 de Dezembro de 1925 e faleceu em 21 de Março de 2011), figura que se destacou na área dos media, tendo deixado marcas, sobretudo, na comunicação social da Região Centro, enquanto empresário e fundador de diversas publicações periódicas, de abrangência regional a nacional, tendo-se revelado um defensor intransigente da liberdade de imprensa.

As fichas de candidatura estão disponíveis em ww.uc.pt/premioadrianolucas.

Os textos concorrentes (inéditos, escritos em Língua Portuguesa, sob pseudónimo não conhecido) devem ser remetidos para o endereço eletrónico dct.premios@cm-coimbra.pt (com a indicação, no assunto, de “Prémio de Jornalismo Adriano Lucas”); pessoalmente, junto dos serviços de Atendimento da Câmara Municipal de Coimbra (à Praça 8 de Maio) ou, em alternativa, por via postal, com registo e aviso de receção, para a Câmara Municipal de Coimbra – A/C Casa Municipal da Cultura/DCT; Praça 8 de Maio; 3000-300 Coimbra.

O Prémio contempla uma atribuição pecuniária, no valor de 1500 euros (mil e quinhentos euros) e será entregue em sessão solene, no dia 21 de março de 2018, data que evoca o desaparecimento do homenageado. O trabalho vencedor será publicado no “Diário de Coimbra”.

O Regulamento do Prémio está publicitado no sítio da Câmara Municipal de Coimbra (Links Úteis/Prémios Municipais) e no sítio do “Diário de Coimbra”.

Informações adicionais poderão ser obtidas através do telefone 239702630 – Casa Municipal da Cultura – Divisão de Cultura e Turismo; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 Coimbra.