Novo mercado vai dinamizar o concelho

A vila de Mira vai ganhar um novo mercado municipal. O projecto, que ainda vai a aprovação em Reunião de Câmara, foi apresentado no dia 29 de Agosto no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Mira.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, Raul Almeida, a reabilitação do mercado municipal – edifício junto à Escola Secundário a abandonado há mais de uma década – é uma das três acções que integram o PARU (Plano de Acção Regeneração Urbana), que inclui ainda a reabilitação da Vala da Corga, já em curso, e a reabilitação dos antigos armazéns da CMM.

Para o Mercado Municipal a autarquia conta com um orçamento de 550 mil euros, sendo 85% desse valor comparticipado pelo FEDER (cerca de 470 mil euros).

“O mais importante, que era garantir o financiamento, já está. Agora falta levar o assunto a Reunião de Câmara [marcada para 21 de Setembro] e concretizar o projecto”, referiu Raul Almeida, adiantando que, “se tudo correr bem”, tal acontecerá no primeiro trimestre de 2018.

Da responsabilidade do escritório de arquitectos José Martins, o projecto do novo mercado, que ocupará 1630 m2, consiste num espaço moderno, mas com inspiração na tradicional casa gandaresa.

“O mercado será um espaço polivalente, dedicado a actividades económicas, culturais e lúdicas”, frisou o edil.

Segundo Ricardo Henriques, um dos arquitectos responsáveis pelo projecto, para além da secção de mercado, onde poderão ser comercializados vários produtos regionais, o espaço contará também com uma área de escritórios, uma sala multiusos, um pátio interior, vários espaços verdes, e ainda um anfiteatro, preparado para receber eventos de todo o género.

Para a dinamização do edifício, cujo horário será definido a seu tempo, a Câmara Municipal de Mira contará com o apoio dos agrupamentos de escolas assim como das várias associações concelhias, que, deste modo, ganharão um novo espaço para desenvolver as suas actividades e eventos.