Novo embaixador de França visitou Coimbra pela primeira vez

O novo embaixador de França em Portugal, Jean-Michel Casa, esteve ontem, dia 19 de Outubro, em Coimbra pela primeira vez, tendo sido recebido na Câmara Municipal, pelo presidente, Manuel Machado, e pela vereadora da Cultura e Turismo, Carina Gomes. O diplomata, que se fez acompanhar da directora da Alliance Française de Coimbra, Amina Mazouza, está em Portugal há apenas duas semanas (anteriormente estava colocado na Argentina).

Jean-Michel Casa afirmou conhecer bem o Norte e Sul de Portugal e pouco o Centro. “Mas conheço Coimbra pela sua reputação e pela Universidade, que imagino como um elemento central, essencial, na vida da cidade”, afirmou, no diálogo com Manuel Machado. Da agenda para hoje do embaixador consta, precisamente, uma visita à Universidade de Coimbra.

A conversa entre o presidente da Câmara Municipal de Coimbra e Jean-Michel Casa abordou a história de Coimbra, do país e da diáspora portuguesa. As geminações de Coimbra com as cidades de Poitiers e Aix-En-Provence foi outro dos assuntos comentado entre autarca e embaixador.

Na presença da responsável da Alliance Française de Coimbra, o diplomata quis saber como decorre o relacionamento desta instituição com a autarquia. Manuel Machado considerou que se trata de uma cooperação de bom nível. No entanto, manifestou abertura para um maior aprofundamento. Na opinião de Manuel Machado, “a actividade da Alliance Française em Coimbra é muito positiva”, tendo o autarca considerando que “é um importante pivot de comunicação” entre os conimbricenses e a comunidade francesa radicada na cidade. Comunidade que, na perspectiva de Amina Mazouza, “é cada vez maior”, nomeadamente ao nível de estudantes.

Jean-Michel Casa, 59 anos de idade, substituiu recentemente Jean-François Blarel no cargo de embaixador de França em Portugal.