Natal chegou à Associação Progresso e Vida

No passado dia 1 de Dezembro, pelas 18 horas, a Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha assinalou a abertura oficial da época natalícia com a inauguração de algumas decorações de Natal realizadas por vários voluntários.

“O tema escolhido para o Plano de Actividades Seniores deste ano foi a Natureza e o Meio Ambiente e ao longo do ano conseguimos manter acesa a chama da solidariedade com o grande apoio e trabalho de muitos familiares de colaboradoras que, de forma gentil e solidária, contribuíram para que o planeamento previsto fosse concretizado na totalidade e de forma brilhante”, indica uma nota da associação.

Indo ao encontro do tema sénior – a Natureza e o Meio Ambiente – os dirigentes da ProVida colocaram o desafio às colaboradoras de se fazer um presépio unicamente com cepos de árvores. O desafio foi aceite e cumprido por Carlos Tavares e José Cavadas. “Em 60m² de palco exterior nasceu o presépio de cepos com todas as imagens que fazem parte das nossas memórias e recordações”, indica a mesma nota.

Em ano de Natureza e Meio Ambiente não podia faltar também o desafio de fazer uma árvore original, inédita e única na instituição, na freguesia e arredores: uma Árvore de Natal iluminada e com oito metros de altura!

Esta árvore foi projectada pelas colaboradoras da Progresso e Vida, desenhada e arquitectada pelo presidente emérito da Instituição, José Maria Giraldo, construída por Nelson Oliveira e António Xavier, e iluminada pelo Pedro Moço e Nuno Torres. “Nasce assim a árvore mais bonita e majestosa capaz de iluminar sorrisos e aquecer de forma sublime todos os corações que a contemplam”.

A juntar a esta árvore a ProVida tem também uma pomba, símbolo de Paz nesta época natalícia (desenhada e construída por Júlio Oliveira Loureiro, residente em Pelichos), que com os seus dois metros de altura dá as boas vindas a quem chega à Progresso e Vida para visitar o seu familiar.

A inauguração destas decorações teve lugar nas instalações da Progresso e Vida com a habitual presença dos idosos residentes em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lar) e utentes do Centro de Dia, bem como muitas das colaboradoras ao serviço desta instituição. Contou ainda com a presença dos Directores, do Presidente da Junta de Freguesia da Tocha, de amigos e familiares dos utentes.