Município de Mira promove protecção solar

“Estás protegido?”. É este o mote que pretende atrair os veraneantes àquela que é a mais recente  inovação tecnológica do Município de Mira para a Praia de Mira e a Praia do Poço da Cruz, durante a época Balnear de 2017.

Em parceira com a Universidade de Aveiro e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, foi criado um dispositivo móvel, acoplado num tri-carro, e que irá percorrer diversos locais destas duas praias, permitindo aos utilizadores verificar a correcta aplicação do protector solar ao nível da face.

A tecnologia consiste na disponibilização de uma câmara de filmar e de um monitor, através dos quais será possível verificar, instantaneamente, se o protector solar está a ser bem aplicado. O dispositivo permitirá ainda aos utilizadores registar,  em foto ou vídeo, o momento da aplicação e, posteriormente, partilhar esse conteúdo nas redes sociais.

“Aquilo que o dispositivo, em linhas gerais, faz é pegar na luz visível e não visível e apresentar a radiação ultraviolenta, caso ela seja absorvida pelo protector solar. Ou seja, se a pessoa colocar bem o protector, a imagem que nos aparece será escura”, explicou ao AuriNegra Cláudio Teixeira, do Departamento de Informática e Sistemas de Informação, da Universidade de Aveiro.

Raul Almeida foi dos primeiros a testar a nova tecnologia que vai percorrer a Praia nos próximos meses

Quem também se uniu à iniciativa do município de Mira foi a Liga Portuguesa Contra o Cancro. “Este projecto faz todo o sentido para nós, uma vez que a questão da aplicação correcta do Protector Solar é um dos aspectos que mais diferença faz para uma protecção solar segura”, referiu Cidália Gonçalves, técnica da Unidade da Educação para a Saúde da LPCC, recordando que, por ano, surgem 10 mil novos casos de cancro da pele, pelo que “tudo o que for feito para combater estes números é bem aceite”.

 

Uma praia tecnológica 

Com 31 anos de Bandeira Azul, a Praia de Mira continua a apresentar, a cada época balnear, novidades que justificam o porquê das altas pontuações que tem obtido em todos os parâmetros analisados pela ABAE, e que vão desde a qualidade da água à dinâmica cultural e educativa da própria praia.

Depois de introduzido o Wi-fi gratuito, uma webcam que permite ver a praia em tempo real e o medidor de raios UV, eis que surge agora esta novidade, pioneira em Portugal. “Queremos fazer desta praia uma praia cada vez mais tecnológica, não esquecendo, neste caso, a questão da prevenção na saúde, tão importante nos dias de hoje”, referiu Raul Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mira, que aproveitou a ocasião para dar o exemplo, colocando protector solar e testando o sistema.

Pode consultar as imagens e video partilhados em: https://www.facebook.com/Mira-Ver%C3%A3o-2017-152648271975977/