Município de Cantanhede promove semana de actividades para assinalar o Dia Mundial da Floresta

O Dia Internacional da Floresta (21 de Março) e o Dia Mundial da Água (22 de Março) vão ser assinalados pelo Município de Cantanhede com o desenvolvimento de várias acções de educação ambiental, especialmente orientadas para crianças e jovens em idade escolar.

Esse é o foco da Semana da Floresta, cujo programa se vai desenrolar de 15 a 18 de março, sob coordenação do Gabinete Técnico Florestal (GTF) do Serviço Municipal de Protecção Civil e Recursos Naturais (SMPCRNT) do Município de Cantanhede. A iniciativa conta ainda com o envolvimento activo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, da Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana (EPNA-GNR), da Junta de Freguesia da Tocha (Equipa de Sapadores Florestais) e de Alberto Jesus, apicultor da região.

Os objectivos passam por promover, junto da população escolar do concelho, a consolidação de conhecimentos sobre a floresta e o que ela representa para a comunidade e para o equilíbrio dos ecossistemas. Fomentar a adopção de atitudes favoráveis à correcta utilização dos recursos naturais, fortalecer a relação das crianças e jovens com o meio natural e consciencializar para a importância da gestão da floresta como factor de salvaguarda e preservação da biodiversidade são outros dos propósitos desta Semana da Floresta.

O programa começa no dia 15 de Março no Jardim-de-Infância de Sanguinheira, com a acção “Os Segredos que a Floresta Esconde”, experiência que se destina a fazer entender às crianças que uma floresta não é apenas um conjunto de árvores e que, além das outras formas de vida que nela se desenvolvem, proporcionam uma grande diversidade de bens e serviços.

A 16 de Março, durante o período da manhã, as crianças da EB1 de Vilamar estarão em contacto com a problemática dos incêndios florestais e da preservação da floresta, cabendo-lhes a tarefa de serem Vigilantes Juniores da Floresta, actividade em que serão confrontados com situações destinadas a despertar a sua consciência relativamente a esta matéria.

Ainda nesse dia, os alunos na EB1 de Fontinha aprofundam as razões pelas quais “A Água é o Veículo da Natureza”. O que se pretende é assinalar o Dia Mundial da Água (22 de março) através da abordagem de temas como “A água: um recurso a preservar”, alertando para a necessidade de novos padrões de uso racional deste recurso, e “Água, fonte de vida”, com enfoque no papel fundamental da vegetação ribeirinha como factor de protecção, conservação e valorização dos sistemas fluviais.

“Percurso Didático: Eco Trilhos” é o mote da caminhada ecológica a realizar na zona florestal entre o parque de merendas das Berlengas e a Praia da Tocha. Durante o percurso serão efectuadas paragens em vários locais estratégicos, onde os monitores farão pequenas sessões de esclarecimento sobre apicultura, cinegética, combate a incêndios florestais e medidas de defesa da floresta contra incêndios. Os alunos do 4.º ano da EB1 de Tocha terão, desta forma, a oportunidade de conhecer a floresta e as suas principais espécies e potencialidades.