Município de Cantanhede promove Semana da Terra

O Município de Cantanhede promove esta semana, 18 a 22 de Abril, a Semana da Terra, com especial enfoque nas comemorações dos 20 anos das Eco-Escolas e que assinalará ainda o Dia Internacional das Eco-Escolas.

Esta acção decorre simultaneamente em 20 regiões (distritos do continente e nas duas regiões autónomas portuguesas) e iniciou-se simbolicamente a 22 de Abril de 2015 – Earth Day | World Day of Action Eco-Schools, terminando este ano, em que se completam 20 do programa Eco-Escolas.

A autarquia cantanhedense, depois de ter recebido do Município de Mira os “Testemunhos da Rota”, “Pergaminho”, “Livro” e “Bandeira”, no âmbito da iniciativa e enquanto parceiro e incrementador do Programa Eco-Escolas, preparou iniciativas distribuídas pelas 17 Eco-escolas do Concelho, onde se destaca o hastear das Bandeiras Verdes em todos os estabelecimentos de ensino e a realização de actividades de preservação e protecção do ambiente.

Entre as inúmeras acções já realizadas o destaque vai para a passagem do testemunho da Rota dos 20 anos Eco-Escolas e da bandeira Verde, símbolo das Eco-Escolas, por todos os estabelecimentos galardoados, tendo sido hasteada a Bandeira Verde na Prodeco, no Centro Social de Covões, no dia 18 de Abril.

As actividades continuaram na terça-feira, dia 19 de Abril, com a dinamização de um encontro de Eco-Alunos na EB2,3 João Garcia Bacelar, na Tocha, no qual participaram também estudantes da EB2,3 Carlos Oliveira, de Febres, da Escola Secundária Lima-de-Faria, de Cantanhede, e do Centro de Estudos Educativos de Ançã.

Outra iniciativa realizada neste dia foi promovida pelos alunos do Curso Técnico de Restauração, variante de Cozinha e Pastelaria, da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, que prepararam um almoço saudável, na sua cantina, para os colegas da EB1 Cantanhede-Sul.

No dia 20 de Abril, a sede do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, na EB2,3 João Garcia Bacelar, serviu de palco para uma acção sobre circulação rodoviária, a pé e/ou de bicicleta, em segurança nas estradas e vias públicas.

O programa continua esta quinta-feira, dia 21, na da EB1 de Cantanhede Sul do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, com o hastear da bandeira e um peddy-paper ambiental, que ligará a escola à Quinta Biológica da INOVA.

As Comemorações da Semana da Terra culminarão amanhã, 22 de Abril, com uma acção de ajardinamento na Escola Secundária de Cantanhede pelos alunos dos diferentes níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria.

Sobre o programa, o Vereador da Educação e do Ambiente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, afirmou: “Para o Município de Cantanhede a participação destas escolas no Programa Eco-Escolas tem-se manifestado como uma mais-valia, de reconhecido valor educativo e ambiental, quer na sua protecção quer na preservação do meio ambiente pelas comunidades educativas do concelho, para além da importância da sustentabilidade e da formação de uma consciência ecológica”.

O autarca concluiu, que “tem sido, pois, um investimento do Município com repercussões francamente positivas ao nível educativo e ambiental, que nos destaca ao nível da região centro como o Município com maior número de Eco-Escolas nos últimos anos”.

20_anos_Eco_Escolas_Cantanhede III

A acção “Rota dos 20 anos Eco Escolas” é fisicamente assinalada por quatro elementos relacionados com a acção e que são a “Bandeira da Rota”, o “Pergaminho”, o “Livro dos Municípios” e o “Livro das escolas”, que estão presentes na passagem do testemunho. A “Bandeira da Rota” será hasteada pelas escolas que a recebem, durante o tempo que lhe estiver destinado.  As escolas assinarão a “Bandeira da Rota”, preencherão o “Livro da Rota” e o “Pergaminho”, fazendo-os circular, entre si, de forma sustentável em termos de mobilidade (a pé, bicicleta, transportes públicos, etc).

O Município de Cantanhede fará a passagem dos testemunhos da “Rota dos 20 anos Eco Escolas” ao Município de Coimbra.