Município de Cantanhede promove acção de formação sobre poda e enxertia

Cerca de 25 pessoas encontram-se a frequentar a formação “Poda e Enxertia em Fruticultura e Vinha” a decorrer até ao próximo dia 25 de Maio, na sala de formação do Pavilhão “Os Marialvas”. Promovida pela Câmara Municipal de Cantanhede, através do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, em parceria com Instituto de Emprego e Formação Profissional, as sessões são orientadas pelo formador Hélio Varanda, tendo como público alvo a população empregada e activa.

Com a duração de 50 horas, a iniciativa formativa é gratuita e tem como principal objectivo reforçar as boas práticas de poda e de informar os podadores particulares, cumprindo as três Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) seguintes: Identificar as épocas adequadas para a realização da poda e da enxertia e das diferentes técnicas utilizadas; Identificar os diferentes tipos de poda em fruticultura; Identificar os diferentes tipos de enxertia em fruticultura.

A formação de “Poda e Enxertia em Fruticultura e Vinha” contempla aulas teóricas e práticas, que permitem adquirir e colocar em prática os conhecimentos, em diferentes tipos de poda de vinha e árvores de fruta, enquadrada na época mais apropriada para a sua realização.

A poda e a enxertia, quando executada correctamente, contribui de decisivamente para o bom estado fitossanitário da árvore ou videira, permitindo não só melhorar desenvolvimento, evolução e aumento de produtividade da planta, como também manter e melhorar a vertente estética associada à forma natural de cada exemplar arbóreo.