Munda Lusófono em viagem pela língua portuguesa (com fotogaleria)

Vitória, vitória! Assim começou o 3.º Munda Lusófono – Encontro Literário de Montemor-o-Velho, no passado sábado, dia 15 de Outubro. Um fim-de-semana pleno de estórias, músicas, ilustrações e magia no concelho de Montemor-o-Velho, na terceira edição do encontro literário que reuniu nacionalidades e culturas, sempre a uma só língua.

Presente no evento, Diana Andrade, adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, salientou “o percurso dinâmico do encontro, que ao longo destes três anos tem sido reinventado e dinamizado por toda a gente que se envolve neste projeto, que participa e que usufrui dele”. Com palavras de reconhecimento, Diana Andrade reforçou o “papel fundamental de Lurdes Breda para o sucesso da iniciativa e pela forma como dignifica o concelho de Montemor-o-Velho”.

Apesar de dedicada ao público mais jovem, a abertura do Munda fez as delícias de pequenos e graúdos. “Vitória, vitória, vamos contar uma história!” contou com a participação de Susana Freitas, Sandra Meireles, Filipe Monteiro, Maria Conceição Vicente, Sílvia Mota Lopes e Maria Sousa.

A tarde de sábado trouxe “Prosas d’outono” e “Poesia ao Piano”. À noite, a Igreja de Santa Maria de Alcáçova, no Castelo de Montemor-o-Velho, acolheu “Trovas Lusófonas”, um momento onde as histórias se cruzaram com a música e a dança. No alto do imponente Castelo de Montemor ouviram-se ainda histórias de outros tempos, dos campos, das famílias, das tradições e do Baixo Mondego. A voz e a mestria do contador de histórias José Craveiro encantaram o muito público presente.

Domingo, o Munda viajou pelos “Trilhos Literários” da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, com espaço para alguns “Versos e Flores à Musa do Munda”. De regresso à Biblioteca Municipal Afonso Duarte, houve lugar à abertura da exposição de fotografia “Montemor em imagens” de Pedro Mota e a dois animados painéis de discussão, conversas e confissões. Mário Zambujal, Rui Zink e Gabriela Sotto Mayor, com moderação de Glória Bastos (Universidade Aberta), abriram as hostes e integraram o primeiro painel de debate.  O segundo painel teve como autores convidados João Tordo, Ana Margarida de Carvalho e Lemos Djata e contou com moderação de Ana Margarida Ramos (Universidade de Aveiro).

“Munda Lusófono – 3.º Encontro Literário de Montemor-o-Velho” é um evento organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, através da Biblioteca Municipal Afonso Duarte, com a coordenação da escritora Lurdes Breda.