Mostra de capas de discos de vinil dedicadas à Música Brasileira

A Câmara Municipal de Coimbra tem patente ao público, na Casa Municipal da Cultura (na escadaria de acesso ao Serviço de Audiovisuais da Biblioteca Municipal de Coimbra), até ao próximo mês de Março, uma Mostra de Capas de Discos de Vinil de Música Brasileira.

A música do Brasil formou-se através dos tempos, a partir de elementos africanos, indígenas e europeus. Desenvolveu-se, ao longo da sua história, com base em diferentes influências culturais e sonoridades, responsáveis pelo que hoje conhecemos como Música Brasileira. Uma música que é caracterizada pela variedade, originalidade e riqueza de géneros e estilos musicais (samba, bossa nova, baião, forró, toada, choro, frevo, xote, rock brasileiro, a música sertaneja, entre tantos outros géneros musicais) que a definem e destacam pelas suas harmonias, ritmos, fraseados e sonoridades próprias.

A exposição é um humilde tributo à música brasileira, aos seus grandes artistas, compositores, instrumentistas, bandas e intérpretes, que surgiram ao longo dos tempos como: Ary Barroso, Dalva de Oliveira, Clara Nunes, Nara Leão, Carlos Lyra, Dorival Caymmi, Paulinho da Viola, Nelson Gonçalves, Sérgio Mendes, João Gilberto, Toquinho, Alcione, Elis Regina, Maria Bethânia, Vinicius de Morais, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Edu Lobo, Milton Nascimento, Baden Powell, Gal Costa, Gilberto Gil, João Gilberto, Rita Lee, Marcos Valle, Roberto Carlos, Martinho da Vila, Tim Maia, Ney Matogrosso, Marisa Monte, Vanessa da Mata, Paralamas do sucesso, Jorge Ben, Djavan entre muitos outros. São artistas que nos continuam a encantar, emocionar e a inspirar gerações com os seus sucessos e que elevam a sua arte à eternidade.

De acesso livre, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, e ao sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Casa Municipal da Cultura; Rua Pedro Monteiro (telef. 239 702 630).