Montemor a cuidar da saúde mental

No Dia Mundial da Saúde Mental, o concelho de Montemor-o-Velho iniciou a campanha “Envolver+” que pretende sensibilizar a comunidade montemorense para a questão da saúde mental e, deste modo, combater o estigma da doença. A Associação Fernão Mendes Pinto (AFMP), a UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade de Montemor-o-Velho, em parceria com o projecto iMontemor 3G (Programa CLDS 3G) e com o apoio do Município de Montemor-o-Velho, assinalaram, na tarde de ontem, dia 10 de outubro, o início de um mês dedicado à Saúde Mental com uma cerimónia oficial realizada nos Paços do Concelho e com a colocação de um laço verde nos edifícios das instituições parceiras.

Com palavras de elogio ao trabalho que as entidades têm vindo a desenvolver ao longo do último ano, Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, afirmou que “o primeiro passo está dado com esta iniciativa”, uma vez que é fundamental, na opinião do autarca, “sensibilizar a comunidade para a saúde mental de modo a dar alguma normalidade à vida das pessoas que convivem diariamente com estas doenças”.

Frisando que a autarquia está a dar passos sólidos na construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, Emílio Torrão anunciou a entrada em funções, “num estágio aqui na Câmara, de um jovem da APPACDM que, graças a um protocolo com as duas instituições, vai ter um contacto com a vida activa em contexto profissional”. Um de vários exemplos citados pelo edil montemorense que demonstram que “a Câmara Municipal está muito sensível com esta temática e está a desenvolver acções práticas que efectivamente possam interferir na mudança de um paradigma”. Emílio Torrão deixou ainda um desafio à comunidade e “às instituições concelhias para darem uma oportunidade efectiva a estes jovens (e não jovens) que são trabalhadores exímios”.

José Guerra, presidente da AFMP, espera que “o programa vasto de actividades que hoje se inicia e que se vai desenvolver durante o mês de outubro” possa trazer para a ordem do dia esta temática.

De facto, este foi o início do programa intitulado “Outubro, Envolver+ pela Saúde Mental”, co-financiado pelo INR – Instituto Nacional de Reabilitação, que vai contar, já amanhã, dia 12, com a actividade “+Na Comunidade”. A Feira Quinzenal de Montemor vai ser o palco desta iniciativa onde será entregue o cartão do projecto e o laço verde à população em geral. Sábado, dia 15, terá lugar uma caminhada de aproximadamente 5 Km, com concentração na Praça da República às 9h, e que vai passar pela Rua Dr. José Galvão, seguindo a Avenida dos Bombeiros Voluntários, Casal Novo do Rio, Parque de Campismo – zona beira-rio velho, Ponte e Restaurante a Moagem, finalizando novamente na Praça da República. Do programa constam ainda dois dias dedicados aos cuidadores formais (na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, dia 18) e informais (no Centro para a Funcionalidade Humana, em Gatões, no dia 27). Para dia 28, está agendada a sessão de encerramento, na Galeria Municipal, com a exposição do portfólio das actividades realizadas durante o mês, a apresentação dos resultados das actividades realizadas e uma largada de bolas de sabão na Praça da República pelas crianças do Infantário Ilda Moreno – AFMP, os utentes da APPACDM de Montemor-o-Velho e os idosos Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.