Mira: um concelho mais verde

“Vale a pena VERDe novo” é o nome da iniciativa que, pelo 5.º ano consecutivo, voltou a assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta no concelho de Mira.

Durante esta quarta-feira, 21 de Março, foram cerca de mil as crianças, idosos e utentes das Escolas e IPSS do concelho que acederam ao convite da Câmara Municipal de Mira para a plantação de várias centenas de pinheiros-mansos e sobreiros no Pinhal da Gândara, em Portomar. A actividade contou ainda com a participação da CERCI, dos Bombeiros Voluntários, da GNR – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Durante o período da manhã e da tarde, as várias centenas de participantes tiveram a oportunidade de, em grupo, plantar árvores em zonas específicas, identificando-as com o nome do estabelecimento a que pertencem. Assim, podem ir acompanhando o desenvolvimento da sua árvore ao longo dos anos.

As árvores florestais/ornamentais escolhidas para embelezar e compartimentar a paisagem da zona foram fornecidas por várias empresas viveiristas da região: Agrijardim, Cultimira, Flor do Centro, Mariflores, Ria Garden, Viveiros da Quinta e, os substratos, pela Siro. A iniciativa terá ainda o apoio da Bebifresco, Supermercados Eurocompras, Intermarché e a empresa Gracious Circle Energy.