Mira quer desmistificar a demência

A Equipa do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Mira, intitulado de M3G Mira Social, vai desenvolver, esta quarta-feira, dia 13 de Abril, uma Acção de Sensibilização sobre a demência.

A iniciativa terá lugar pelas 18h00, no Mira Center (Antiga Incubadora de Empresas) e tem como destinatários o público em geral.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2012) o número de pessoas com demência tem vindo a crescer continuamente e irá continuar a aumentar, especialmente nas idades mais avançadas. A cada 4 segundos é diagnosticado um novo caso de demência.

Estudos recentes indicam que esta realidade também se verifica na população portuguesa, existindo mais de 160 000 mil pessoas com demência. Destas, apenas metade está diagnosticada e devidamente acompanhada.

A demência não afecta só a pessoa em si mas também todo o meio envolvente, já que familiares, amigos e vizinhos têm que lidar com todas as alterações decorrentes desta doença, ainda que nem sempre as compreendam. É muitas vezes aos familiares, nomeadamente, às pessoas mais próximas, como cônjuges, filhos, netos, entre outros, que é incutida a difícil tarefa de cuidar sem que para isso tenham tido alguma vez formação. Neste sentido, o CLDS M3G Mira Social pretende desmistificar a demência e dotar os cuidadores de ferramentas que lhes permitam lidar com esta problemática.