Mira e Vagos acolhem o maior encontro mundial de Mini

Um mini, dois minis, três minis….Se durante os próximos dias vir uma grande quantidade de carros mini pelas estradas da região não fique surpreendido. É que desde quinta-feira, 17 de Maio, e até segunda-feira (21), as praias de Mira e da Vagueira estão a receber o International Mini Meeting (IMM) 2018, o maior encontro mundial dos míticos carros de marca Mini.

Com origem na década de 1970, na Alemanha, o evento junta anualmente, sempre em destinos diferentes, proprietários e entusiastas do pequeno carro criado pela British Motor Company, em 1950. Este ano, os concelhos escolhidos para receber o evento – pela 1.ª vez em Portugal – foram os de Mira e de Vagos, que disponibilizam, durante cinco dias, os seus parques de campismo para alojamento e para a realização de actividades.

Ao AuriNegra, o Clube Mini de Portugal, organizador do evento, referiu que a escolha do país que recebe o IMM se faz por concurso, a cada dois anos. “Apresentamos a nossa proposta em 2016 e ganhámos na votação. Em 2017 fomos pegar ‘a chave do IMM’ à Irlanda.  Este ano vem Bristol buscar a chave à Praia de Mira e vamos eleger aqui quem organiza em 2020”, explicam-nos resumidamente.

No total, o encontro – cujas inscrições esgotaram logo no dia da abertura – recebe cerca de mil viaturas e um total de 1750 participantes, oriundos de 29 países, “essencialmente da Europa mas também da América, de lugares como Florida, Brasil e Uruguai”.

Nestes dias, o ambiente que se vive pelo Parque de Campismo da Praia de Mira é de convívio. Nas suas tendas, os participantes ouvem música, partilham petiscos e também conversas, sobre os carros e não só. Por lá, estão centenas e centenas de mini, das mais variadas cores e modelos, alguns mais clássicos, outros mais excêntricos.

Mas o evento não se trata só de carros. Como tal, tanto na Vagueira como na Praia de Mira haverá passeios turísticos, concertos e concursos individuais e competições entre clubes. Na Praia de Mira, a BMW montou uma estrutura de apoio que inclui oficinas e que tem como principal atracção o Mini John Cooper Works Buggy que correu no Paris-Dakar. No domingo (20), pelas 10h30, haverá ainda a parada dos mini, que promete encher de cor as estradas de Mira e Vagos.

“Isto é um espírito campista. As pessoas relaxam nas suas tendas, vão metendo o olho nos seus minis e passam um tempo de qualidade. Até agora o balanço está a ser muito positivo. O feedback que temos tido é muito bom, ainda para mais porque o tempo solarengo está a ajudar. Os nórdicos estão a adorar este sol”.

O evento é aberto a visitantes no sábado e domingo, na Praia de Mira, com cada bilhete a custar 20 euros. Mas quem não quiser visitar as atracções no Parque de Campismo Municipal terá muitas oportunidades para se cruzar com os Mini, que já percorrem as ruas dos dois concelhos.

De acordo com Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mira, “ao associar-se a estes eventos, os municípios de Mira, Vagos e a Entidade Regional de Turismo do Centro, reforçam a aposta no turismo em época baixa, combatendo a sazonalidade que o sector ainda apresenta na região, dinamizando a região e potenciando a economia local”.

O autarca destaca ainda a importância que iniciativas do género têm para a economia local, garantindo que as principais unidades hoteleiras dos dois concelhos estão esgotadas durante os dias do evento.

Organizado localmente pelo Clube Mini de Portugal, com a colaboração da Associação Clube Mini de Paranhos da Beira, dos Municípios de Mira, Vagos, freguesia da Gafanha da Boa Hora, freguesia da Praia de Mira, da Orbitur e a Entidade Regional de Turismo do Centro, o evento é “aberto a pessoas de todas as classes e faixas etárias”, recebendo Minis clássicos e os novos Minis da BMW (que em 2000 passou a comercializar a marca) oriundos de todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *