Militares limpam Charco de Febres

A Lagoa dos Coadiçais  (mais conhecida como Charco), em Febres, está a ser limpa e desassoreada numa operação conjunta desenvolvida pela Junta de Freguesia e militares do Exército, no âmbito de um protocolo com a Câmara Municipal de Cantanhede.

Segundo Carlos Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Febres, “há cerca de  seis anos que já tínhamos pedido autorização para a limpeza da Lagoa dos Coadiçais, por isso, assim que recebemos o ‘sim’, começámos a intervenção”. Para este moroso trabalho – que passou pela retirada da água, peixes e sedimentos -, a Junta de Freguesia teve ainda “o apoio dos militares mas também de populares, que ajudaram no transporte das terras e foram uma ajuda fundamental”.

Em fase de conclusão, a intervenção na lagoa passou pelo esvaziamento da mesma, tendo sido a água bombeada para a Vala da Vela, que se dirige para a beira-mar.

Para além do Charco, em Febres, foram também alvo de intervenção a Vala de escoamento das lagoas (Levadia), na Tocha; a Vala do Juncal, em Cantanhede; e as ribeiras da Varziela, da Corujeira e de Ançã.
Ao todo, foram cerca de 45 os quilómetros de terreno sujeitos a trabalhos de limpeza, alargamento e regularização do leito pelos militares do Regimento de Engenharia N.º 3, de Espinho.