Mealhada recebe bandeira verde da sustentabilidade

O Município da Mealhada foi galardoado com a Bandeira Verde  Eco XXI, um projecto da Fundação para a Educação Ambiental que reconhece o desempenho dos municípios na construção da sustentabilidade.

O Município da Mealhada foi um dos 46 que apresentou candidatura e obteve, este ano, a melhor classificação de sempre, com 75 %, ficando, por isso, no índice Eco XXI entre os 70% e 80%, próximo das pontuações máximas conseguidas.

O ECO XXI é um programa de educação para a sustentabilidade, composto por 21 indicadores de sustentabilidade local. Este programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e acções em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, o galardão foi instituído há dez anos e premeia as boas práticas e políticas ambientais. “A participação é uma prova de coragem, porque os municípios ficam sujeitos a avaliação e assumem o compromisso de melhorar o que é necessário”, frisou José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa.