Mealhada: Dia do Idoso desmistifica tabu dos afectos e sexualidade

O Dia do Idoso foi celebrado com diversas actividades para os seniores do concelho da Mealhada. Por um dia, eles foram as estrelas, centraram todas as atenções e, sobretudo, divertiram-se. Para os técnicos que trabalham com a população idosa, o dia foi de discussão de um problema, para muitos, ainda tabu: Os afetos e a sexualidade na idade sénior.

Este ano, o tema escolhido para o Dia do Idoso foi “Os afetos e a sexualidade em idade sénior”, um tabu para muitas famílias que importa desmistificar para bem da saúde física e mental dos idosos. Esta ideia ficou patente quer nos testemunhos recolhidos pelo Sector de Acção Social junto de funcionários de IPSS, de utentes e de familiares, quer na conferência pelos clínicos Marta Correia e Arlindo Vidal.

Com a recolha e exibição de testemunhos que também integraram o espectáculo noturno, o objectivo foi o de colocar os idosos a falar sobre um assunto que faz parte das suas vidas e sensibilizar as famílias e a comunidade em geral para este tema. Para a câmara de filmar, eles disseram, de viva voz, o que muitas vezes receiam dizer aos familiares. Que os afectos e a sexualidade são essenciais à sua vida, tendo, cada um deles, o direito de os vivenciar da forma que entender.

“Este é um dia em que procuramos proporcionar momentos diferentes e determinantes para a autoestima e a qualidade de vida da população sénior. Um dos nossos objectivos, com a escolha deste tema, foi colocá-los a eles a falar desta temática da sexualidade e dos afectos. Pretendemos abrir novas perspectivas e retirar alguma carga negativa que as relações, nesta idade, ainda possam ter, para algumas das famílias”, sublinha Arminda Martins, vereadora do Sector da Acção Social.

A discussão mais séria foi complementada com um dia pleno de actividades para a população sénior: muita diversão, com um espectáculo de música e dança, e um almoço convívio entre utentes das diversas instituições, e com propostas mais abrangentes, por exemplo de estímulo à actividade física, como o percurso lúdico-interpretativo, na Mata Nacional do Buçaco.

Desde 2014 que o actual Executivo assinala intensamente o Dia do Idoso com a discussão de problemáticas ligadas à idade sénior. A iniciativa é organizada pelo Sector de Acção Social da Autarquia, no âmbito da Rede Social da Mealhada, e conta com a colaboração das IPSS concelhias.