Mealhada dedica semana ao combate à pobreza e exclusão social

A Câmara Municipal da Mealhada vai dedicar a semana de 15 a 22 de Outubro ao combate à pobreza e à exclusão social, promovendo diversas iniciativas, como sessões gratuitas de cinema, idas às Piscinas Municipais, actividades no Centro de Interpretação Ambiental, acções de voluntariado na Mata Nacional do Buçaco, oficinas, rastreios de saúde, sessões informativas e campanhas de angariação de géneros. O objectivo é ajudar e integrar aqueles que estão numa situação de maior vulnerabilidade económica e social.

A semana começa já amanhã (15 de Outubro) com o lançamento da campanha de recolha de roupas interiores e têxteis para o lar por parte da Loja Social “Roda-viva”, uma campanha que se prolonga até dia 19 de Novembro. Durante a tarde, a Loja Social abre-se a toda à comunidade, convidando todos os munícipes a uma visita. Uma iniciativa que espelha os objectivos desta semana: a integração e criação de laços entre todos, entre os que precisam e os que ajudam.

Ao longo de toda a semana, são várias as iniciativas que marcarão a semana. Workshops sobre temáticas como os cuidados de higiene pessoal e técnicas de embelezamento abertas a toda a comunidade, sobre refeições económicas, uma conferência sobre “Divórcio, residência alternada e os direitos dos avós”, ou uma campanha de sensibilização especialmente dirigida aos jovens.

O programa pretende, por um lado, proporcionar momentos diferentes, lúdicos e culturais, àqueles que no seu quotidiano não têm acesso aos mesmos e, por outro lado, sensibilizar e mobilizar a população do concelho da Mealhada para o combate à pobreza e à exclusão social.

O Município da Mealhada associa-se, assim, à campanha nacional Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, dinamizada pela EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti Pobreza desde a celebração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, em 2010.