Mata do Jardim Botânico aberta ao público

A Mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) esta aberta ao público desde ontem (domingo, dia 2 de Julho). A cerimónia de abertura contou com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e do Director do Jardim Botânico, António Gouveia.

A Mata do Jardim Botânico da UC esteve encerrada durante décadas e foi alvo de um projecto de requalificação, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e financiado pelo QREN/+Centro.

O património vegetal desta área de mais de 9 hectares é composto maioritariamente por árvores centenárias, vegetação em crescimento livre e o bambuzal, sendo possível ainda encontrar património edificado, do qual se destacam a Estufa-fria, a Capela de São Bento e a Fonte dos Três Bicos. É também possível ver o antigo Reservatório de águas da cidade e vestígios da Muralha de Coimbra.

Com a abertura da Mata, a Baixa e a Alta da cidade de Coimbra ficam ligadas não só por um caminho pedonal, mas também pela Linha do Botânico, servida por um autocarro híbrido que fará o percurso ascendente entre o portão da Rua da Alegria e o Portão da Rua do Arco da Traição.