Maria de Fátima Veiga apresenta “Sintra” na Biblioteca Municipal

“Sintra” é o nome da última obra de Maria de Fátima Veiga. A apresentação decorreu no passado dia 14 de Abril no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

A sessão contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente do Município de Cantanhede, com o pelouro da Cultura, que destacou “a importância das apresentações editoriais para a divulgação de novos escritores e sobretudo para a promoção do livro e da leitura, objectivo este que tem merecido do Município um empenho enorme, criando assim hábitos culturais”.

“Rendido aos encantos de Sintra, conhecida pelo romantismo que a envolve e porque tem alguns dos recantos mais emblemáticos de Portugal, felicito a escritora Fátima Veiga que com esta obra nos impele para um passeio por este magnífico tesouro do nosso património cultural”, concluiu o autarca.

Ler “Sintra” remete-nos de imediato para a expressão dessa grande referência da literatura, Hans Christian Andersen (1866) a propósito da sua visita a Sintra: “E os meus olhos foram surpreendidos pelo mais belo panorama deste mundo”.

Na apresentação, Maria de Fátima Veiga explanou sobre a obra “Sintra”, a sua mais recente publicação e partilhou com os presentes um pouco da história e dos encantos paisagísticos desta cidade turística, classificada pela UNESCO como Património Mundial, em 1992, e como Paisagem Cultural na Europa, em 1995.

A autora descreve a obra “Sintra” da seguinte forma: “Trata-se de um passeio por Sintra e pela região, em verso. Falo da sua história e das suas gentes. Pensei em todos aqueles que não conhecem Sintra, e pretendi despertar a curiosidade de viajantes nacionais e estrangeiros para visitarem este local mágico classificado pela UNESCO como Património da Humanidade”.

Sobre Maria de Fátima Ferreira Veiga

Maria de Fátima Ferreira Veiga é natural de Coimbra.

Licenciada em História, trabalhou como técnica superior no Palácio Nacional da Pena. A autora é estudiosa da História e Cultura Portuguesa e amante de fotografia. Para além da sua profissão como professora da disciplina de História, Maria de Fátima Veiga organiza exposições temáticas e ilustra os seus livros.

Fátima Veiga é autora de “Memória Histórico-Cultural de Ervedal da Beira”, “A Serra Encantada”, “Beira Alta… Naturalmente” e “Sintra”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *