Marchas Populares abriram programa de animação cultural da Praia da Tocha

Cumprindo uma tradição de muitos anos, as marchas populares regressaram à Praia da Tocha na noite de 22 de Junho, com o desfile em honra de S. João. Como habitualmente, o evento foi mais uma vez promovido pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio, assinalando o início do programa de animação cultural organizado pela edilidade para a presente época balnear.
No total foram 587 marchantes, organizados em oito marchas, que representaram simbolicamente as suas comunidades através de trajes e outros elementos ornamentais, bem como através de quadras alusivas a hábitos e costumes locais, sem esquecer as danças e coreografias que criam um ambiente festivo bem característico.
Os temas foram variados e sugestivos e a ordem do desfile começou com O Mercado(Tocha), seguida de A Música (Murtede), Casa de Cantanhede Marialva (Cantanhede), Dias de Romaria (Vilamar),Luar de S. João (Febres), A Pedra (Portunhos), Banco dos Namorados (Arrôtas) e São Tomé (Ançã).
Depois da Praia da Tocha, o grande desfile da cidade de Cantanhede está agendado para a noite de 30 de Junho, também com início às 21h30, no qual vão participar também as marchas de Vilamar, Febres, Cantanhede, Ançã, Murtede, Portunhos, Tocha, Arrôtas e ainda a Marcha Infantil da Gira Sol, de Febres, que vai apresentar-se com o tema Pensar com o Coração.