Marchas Populares abrem programa de animação cultural da Praia da Tocha

Na Praia da Tocha a tradição ainda é o que era e as Marchas Populares regressam já no próximo sábado, 24 de Junho, com sete grupos marchantes a desfilar em honra de S. João. O evento é mais uma vez organizado pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a União Desportiva da Tocha, marcando o início de um programa que contempla ainda desfiles em Cantanhede, assinalando o programa de animação cultural da época balnear.

No total serão 510 marchantes, que vão representar simbolicamente as suas comunidades através dos trajes e outros elementos de ornamentação, bem como das inventivas quadras sobre hábitos e costumes locais, sem esquecer as danças e coreografias que criam um ambiente festivo bem característico. Os temas são variados e sugestivos, a começar com “Vilamar à conquista do Mundo” (Vilamar) e “A menina é a flor no adro” (Febres), passando pela “Feira antiga” (Cantanhede Cidade) e “Mar e Arte Xávega” (Tocha) ou “As Ceifeiras” (Ançã), “A Pintura e os Pintores” (Arrôtas) e “Marinheiros” (Murtede). A abrir o desfile em Cantanhede estará a Marcha Infantil da Gira Sol, de Febres, com uma evocação de “Os Turistas da Gira Sol”, assinalando o Ano Internacional do Turismo Sustentável.

O itinerário das Marchas da Praia da Tocha começa na Rua Francisco Guímaro, às 21h30, e prolonga-se pela Avenida Dr. Silva Pereira, Rua dos Pescadores, Nossa Senhora da Tocha e Rua n.º 10, estando agendadas exibições no Largo da Fonte (Largo de São João) e no Largo da Festa de São João, locais onde normalmente se concentra o maior número de pessoas.

À semelhança de anos anteriores, o cortejo marca o início do programa de animação que os serviços da Divisão de Cultura, Desporto e Turismo da autarquia cantanhedense vão desenvolver durante a época balnear, no sentido de proporcionar aos utentes da praia aliciantes iniciativas de pendor recreativo, cultural e desportivo, programa esse que em alguns casos envolve a participação activa de associações e grupos do concelho.

Antes desfile da Praia da Tocha, as Marchas Populares de Febres estão agendadas para 23 de Junho, sexta-feira, a partir das 21h30, evento que decorrerá em torno do Largo Florindo José Frota, com a participação de vários grupos de marchantes. A organização é da Junta de Freguesia, com o apoio do Município de Cantanhede.

Quanto ao grande desfile das Marchas Populares de Cantanhede, promovido pela Câmara Municipal, este realiza-se no dia 30 de Junho, sexta-feira, às 21h30, com uma exibição na Praça Marquês de Marialva, depois de um trajecto por algumas ruas do núcleo urbano da cidade.