Marchas Populares abrem programa de animação cultural da Praia da Tocha

Cumprindo uma tradição de muitos anos, as marchas populares regressam à Praia da Tocha na noite de 22 de Junho, com o desfile em honra de S. João.

Como habitualmente, o evento é mais uma vez promovido pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio, assinalando o início do programa de animação cultural organizado pela edilidade para a presente época balnear.

No total serão 587 marchantes organizados em oito marchas que vão representar simbolicamente as suas comunidades dos trajes e outros elementos ornamentais, bem como através de quadras alusivas a hábitos e costumes locais, sem esquecer as danças e coreografias que criam um ambiente festivo bem característico.

Os temas são variados e sugestivos e a ordem do desfile já está estabelecida, começando com O Mercado (Tocha), seguida de A Música (Murtede), Casa de Cantanhede Marialva (Cantanhede), Dias de Romaria (Vilamar), Luar de S. João (Febres), A Pedra (Portunhos), Banco dos Namorados (Arrôtas) e São Tomé (Ançã).

O itinerário das Marchas da Praia da Tocha começa na Rua Francisco Guímaro, às 21h30, e prolonga-se pela Avenida Dr. Silva Pereira, Rua dos Pescadores, Nossa Senhora da Tocha e Rua n.º 10, estando agendadas exibições no Largo da Fonte (Largo de São João) e no Largo da Festa de São João, locais onde normalmente se concentra o maior número de pessoas. (confirmo)

Depois da Praia da Tocha, o grande desfile da cidade de Cantanhede está agendado para a noite de 30 de Junho, também com início às 21h30, no qual vão participar também as marchas de Vilamar, Febres, Cantanhede, Ançã, Murtede, Portunhos, Tocha, Arrôtas e ainda a Marcha Infantil da Gira Sol, de Febres, que vai apresentar-se com o tema Pensar com o Coração.

A realização das marchas populares é subsidiada pelo Município de Cantanhede, que para o efeito atribui às entidades envolvidas uma verba pecuniária destinada a fazer face aos custos de elaboração dos trajes, adereços, caracterização e outras despesas inerentes à preparação das representações.

As marchas na Tocha e em Cantanhede são organizadas pela Câmara Municipal, que apoia ainda a realização de outros desfiles da iniciativa de entidades locais, nomeadamente em Pocariça, na noite de 23 de Junho, promovido pela Comissão da Marcha das Arrôtas em parceria com a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Febres (29 de Junho), promovido pela Junta de Freguesia, e Ançã (também a 29 de Junho), promovido pela Junta de Freguesia de Ançã, integrado na programação do Mês da Cultura, da Saúde e do Desporto da vila histórica.