Marcelo Rebelo de Sousa toma posse hoje

Depois de ter feito uma campanha eleitoral marcada pela originalidade, Marcelo Rebelo de Sousa volta a inovar na cerimónia de tomada de posse.

Hoje (quarta-feira), dia 9 de Março, o ex-comentador televisivo toma posse como novo Presidente da República de Portugal. O dia da posse começará às 9h00 na Assembleia da República e terminará cerca de 12 horas depois com um concerto para jovens, com o hino nacional cantado pela fadista Mariza e um espectáculo pirotécnico na Praça do Município, em Lisboa.

Primeiro, o antigo presidente do PSD e comentador televisivo vai jurar cumprir a Constituição da República Portuguesa – o original de 1976 –, perante 550 convidados no parlamento, decorado para a ocasião com 2 mil rosas das cores da bandeira nacional.

Do Palácio de São Bento, Marcelo Rebelo de Sousa seguirá para os Jerónimos onde fará a tradicional deposição de flores no túmulo de Luís de Camões e, como novidade, também no túmulo de Vasco da Gama.

O novo Presidente da República entrará, de seguida, e pela primeira vez nessa qualidade, no Palácio de Belém, onde haverá também um cerimonial de boas vindas. Em Belém, Marcelo terá um almoço com um conjunto de individualidades entre as quais chefes de Estado estrangeiros, como o Rei Felipe de Espanha; o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker; os presidentes dos tribunais superiores e o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas.

Seguir-se-á uma celebração ecuménica na Mesquita central de Lisboa, onde Marcelo Rebelo de Sousa será recebido pelo presidente da Comunidade Islâmica, pelo Imã da mesquita e pelo cardeal-patriarca de Lisboa.

Já no Palácio Nacional da Ajuda, o ex-comentador irá condecorar Cavaco Silva com as insígnias do Grande Colar da Ordem da Liberdade, seguindo-se a tradicional recepção no mesmo local.

O último ponto da agenda do novo chefe de Estado está marcado para as 20h20, na Câmara Municipal de Lisboa, onde será recebido pelo presidente da autarquia e assistirá à entoação do hino nacional pela fadista Mariza.

A noite termina na Praça do Município com um espectáculo musical dedicado à juventude e no qual vão actuar José Cid, Paulo de Carvalho, Anselmo Ralph, HMB, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra.

O programa da cerimónia de tomada de posse do Presidente da República, que sucede a Cavaco Silva, prolonga-se até sexta-feira (11 de Março) com uma visita ao Porto.