Marcelo Rebelo de Sousa já é Presidente da República

Foi um dia intenso aquele ontem (9 de Março) vivido por Marcelo Rebelo de Sousa. O ex-comentador televisivo e professor universitário tomou posse como XX Presidente da República, com um conjunto de momentos que começaram logo pela manhã mas que se prolongaram até ao fim da noite.

O dia de Marcelo Rebelo de Sousa começou por volta das 10h00, quando, quebrando o protocolo, foi a pé da casa dos pais até à Assembleia da República, onde já o esperavam centenas de populares e os cerca de 550 convidados para a cerimónia oficial da tomada de posse.

Depois do juramento e de um discurso de 10 páginas na AR, Marcelo Rebelo de Sousa, já Presidente, cumpriu as tradições esperadas – como o depositar de flores no Mosteiro dos Jerónimos onde jazem Luiz Vaz de Camões e Vasco da Gama.

O novo Presidente da República entrou, de seguida, e pela primeira vez nessa qualidade, no Palácio de Belém, onde se realizou um almoço com um conjunto de individualidades entre as quais chefes de Estado estrangeiros, como o Rei Felipe de Espanha, o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker; os presidentes dos tribunais superiores e o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas.

Da parte da tarde, Marcelo Rebelo de Sousa participou numa celebração ecuménica na Mesquita central de Lisboa, onde foi recebido pelo presidente da Comunidade Islâmica, pelo Imã da mesquita e pelo cardeal-patriarca de Lisboa. Já no Palácio Nacional da Ajuda, o ex-comentador condecorou Cavaco Silva com as insígnias do Grande Colar da Ordem da Liberdade.

O dia de Marcelo Rebelo de Sousa já ia longo mas ainda assim o novo Chefe de Estado manteve a energia que o caracteriza. Na Praça do Município o XX Presidente da República assistiu sorridente a um concerto oferecido pela autarquia de Lisboa e que foi inaugurado pela voz de Marisa, que entoou o hino nacional “A Portuguesa”. No palco da festa de encerramento da tomada de posse estiveram ainda Paulo de Carvalho, HMB, José Cid, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Anselmo Ralph.

Na plateia Marcelo Rebelo de Sousa, de boina na cabeça e manta sobre as pernas – como a noite fria pedia, foi dando autógrafos e beijinhos enquanto trauteava algumas das canções, rodeado por cerca de 300 crianças de várias escolas do concelho.

Site da Presidência da República actualizado

Ainda durante o dia de ontem (9 de Março), o site da Presidência da República passou a apresentar Marcelo Rebelo de Sousa como chefe de Estado, publicando inclusive o primeiro discurso do novo Presidente, na tomada de posse no parlamento.

Com o layout utilizado pelo seu antecessor no cargo, o site da Presidência da República já tem na entrada a fotografia do novo chefe de Estado e uma nota de Marcelo Rebelo de Sousa.

Intitulada “Pelo Portugal de sempre”, a nota replica a parte final da intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa na posse:

“Nós, portugueses, continuamos a minimizar o que valemos. E, no entanto, valemos muito mais do que pensamos ou dizemos. O essencial, é que o nosso génio – o que nos distingue dos demais – é a indomável inquietação criadora que preside à nossa vocação ecuménica. Abraçando o mundo todo”.

Apresentando os portugueses como “grandes no passado” e “grandes no futuro”, Marcelo Rebelo de Sousa acrescenta: “Por isso, aqui estamos. Por isso, aqui estou. Pelo Portugal de sempre!”.