Mais uma prova superada em Mira (com fotogaleria)

O dia de ontem (domingo), 5 de Março, foi de sucessos no concelho de Mira. No mesmo dia em que o Município inaugurou a pista de corta-mato, situada na mata da Praia de Mira, recebeu ainda o Campeonato Nacional da modalidade, que foi um verdadeiro sucesso.

 

Presentes na iniciativa estiveram o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge António de Campos Vieira, o Presidente do Comité Olímpico Português, José Manuel Constantino, o Presidente da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, David Soares, assim como muito público que não quis perder a oportunidade de assistir à prova, que teve ainda transmissão em directo na RTP2 e na RTP Internacional.

O vencedor da competição foi Rui Pinto, do SL Benfica, que terminou os mais de 10 quilómetros do percurso em 30:50 minutos, repetindo o título que já havia conquistado em Almeirim em 2015 e deixando na segunda posição Licínio Pimentel do Sporting CP, que, a correr na sua terra natal, voltou a ser segundo classificado, tal como em 2015. Ricardo Dias do Sporting, que liderou a prova durante algum tempo, fechou o pódio individual.

Colectivamente assistiu-se a uma luta até ao último metro, com o Sporting a ser mais forte e a bater o Benfica por 19-21.

Nos femininos, a vencedora foi a atleta sportinguista Jéssica Augusto, uma presença já habitual nesta pista de corta-mato, que conquistou o seu quarto título nacional da especialidade, depois das vitórias em 2006, 2007 e 2008.

Jéssica assumiu o comando após o primeiro terço da competição, para terminar com larga margem sobre a segunda classificada, a campeã da edição de 2016, Carla Salomé Rocha, e com Daniela Cunha do Sporting a completar a prova na terceira posição.

Colectivamente, a equipa feminina do Sporting venceu com 13 pontos, seguindo-se o RD Águeda com 67 e a ACR Senhora do Desterro com 78 pontos.

Numa nota publicada nas redes sociais, a CMM refere que “para além da alegria de assistirmos às vitórias de atletas que fazem a sua preparação no nosso concelho, como é o caso de Jéssica Augusto e Carla Salomé, festejámos com orgulho e alegria o 2.º lugar na prova máxima masculina do nosso conterrâneo Licínio Pimentel a quem endereçamos um grande abraço e o profundo reconhecimento das gentes da sua/nossa terra”.

Quando ao Campeonato, o Município não poderia estar mais satisfeito: “Trata-se de um acontecimento levado pela RTP Internacional aos quatro cantos do mundo que, por certo, também encheu de alegria os nossos emigrantes e promoveu a nossa terra além-fronteiras. Para o sucesso deste evento muito contribuiu a dedicação empenhada dos funcionários municipais, do nosso Corpo de Bombeiros, do Professor Amândio Santos, da Guarda Nacional Republicana e de muitos voluntários dos quais salientamos os alunos do Curso Técnico de Desporto da Esc. Sec/3 Dr. Maria Cândida, da ASC Valeirinha e da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra. A todos manifestamos o nosso apreço e a nossa gratidão”.