Mais magia no Natal de Anadia

O programa “Natal em Anadia” prolonga-se até 13 de Janeiro e promete animar a quadra natalícia da região, graças a um vasto conjunto de actividades direccionadas para os mais diversos públicos.

No centro da cidade de Anadia, a festa acontece na Aldeia Natal, que, na Praça da Juventude, conta com a já habitual Pista de Gelo (de 30 de Novembro a 1 de Janeiro) e com a Quinta do Natal. Os espectáculos estão reservados para o Espaço Anatália, instalado na Praça Visconde de Seabra.

A pista de gelo abrirá ao público na quarta-feira, 30 de Novembro, e receberá os patinadores entre as 15h30 e as 22h00, de segunda a quinta-feira, encerrando uma hora mais tarde à sexta-feira. Aos sábados, estará aberta das 11h00 às 23h00, e nos domingos e feriados (1 e 8 de Dezembro) entre as 11h00 e as 21h00. Horários especiais estão previstos para os dias 24 e 31 de Dezembro (14h00 às 18h00) e 25 de Dezembro e 1 de Janeiro (14h00 às 19h00). Durante a primeira quinzena de Dezembro, a pista volta a receber a visita das crianças dos jardins-de-infância e das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública.

O Mercadinho de Natal, que vai decorrer na Praça do Município, de 27 de Novembro a 6 de Janeiro, irá certamente ajudar os visitantes na escolha de alguns presentes de Natal. Publicações, artesanato, especialidades gastronómicas e vinhos da Bairrada estarão disponíveis neste espaço, entre as 17h00 e as 22h00, de segunda a sexta-feira, e das 15h00 às 22h00, aos fins-de-semana e feriados.

A tarde de 3 de Dezembro ficará marcada por um momento especial, muito aguardado pelas crianças: a chegada do Pai Natal a Anadia. Assim, pelas 15h30, terá início, na Rua Júlio Maia, uma parada protagonizada pelo mais famoso habitante do Pólo Norte, que, acompanhado pela sua comitiva de renas, de duendes e de outras figuras que integram o imaginário do Natal, se dirigirá à Praça da Juventude, percorrendo diversas artérias do centro da cidade de Anadia.

Até 8 de Janeiro, o Espaço Anatália será palco para os mais diversos espectáculos, agendados para as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados (excepto dias de Natal e de Ano Novo): Universo dos Pequeninos (“Circo com o Pai Natal”), Carlos Alberto Moniz (“Canções para a Pequenada”), Atrapalharte (“As Aventuras do Pinóquio”), Vira Veronica e Sara Carvalho (recital de balalaica e piano), O Coral da Bairrada, InCantus, Grupo de Cantares Sons de Avelãs, Orquestra Desigual da Bairrada, Ensemble Essence Voices (Carla Pais e Filipa Cardoso, num “Concerto de Natal”), Prof. Jota, Grupo Coral Oásis, Stella Maris, Cluny Vox – Colégio de Nossa Senhora da Assunção, Vozes da Rádio (“Canções do Homem Comum”), e Coimbra Gospel Choir. No mesmo espaço haverá ainda uma tarde infantil (teatro e DJ) e uma tarde de poesia.

Do programa fazem também parte outros eventos como o Concerto Solidário com Marco Paulo, que, no dia 3 de dezembro, terá lugar em Sangalhos, no Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, pelas 21h30. O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, integra igualmente a programação de Natal, inaugurando, no dia 10 de Dezembro, pelas 16h00, mais um ciclo exposições temporárias: “Mana Timor”, pintura e desenho de Gabriela Carrascalão, e “Mr. VIN e Companhia”, humor e arte digital de Rui Duarte. Ao longo do dia 17, em todas as freguesias, será a vez de “O Pai Natal chega em duas rodas”, e, no dia seguinte, as bicicletas estarão de novo em destaque, pois, pelas 10h00, há encontro marcado na Praça do Município, para mais uma edição especial de “Dos 8 aos 80, tudo se movimenta”, que, após uma aula de fitness, desafiará os entusiastas da actividade física para um passeio cicloturístico de Pais Natais.

Duas actividades estão reservadas para o Cineteatro Anadia: a peça de teatro infantil “O Alfaiate Valentão”, apresentada no dia 18 de Dezembro, pelas 15h00, pelo grupo O Baluarte, e o “Concerto de Ano Novo e Reis”, no dia 13 de Janeiro, pelas 21h30, pela Orquestra Filarmonia das Beiras e Mário Laginha, que encerram com chave de ouro o “Natal em Anadia”.

Na organização e concretização deste vasto programa, o Município de Anadia conta com a colaboração da Associação Rota da Bairrada e da ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada. No âmbito da campanha “No comércio local tudo é especial!”, e integrada no programa municipal “Invest em Anadia”, irá decorrer, em todo o concelho, uma série de ações de promoção do comércio tradicional: para além do já mencionado “O Pai Natal chega em duas rodas”, estão previstos um concurso de montras, o “Conto de Natal no Comércio”, e um sorteio, que decorrerá de 1 a 31 de Dezembro. Assim, por cada dez euros em compras nas lojas aderentes, os clientes recebem uma senha de participação que os habilitará aos 20 prémios, no valor de 150 euros cada, que se traduzem num crédito a utilizar no espaço comercial onde foi realizada a compra sorteada.