Mais de quatro centenas e meia de atletas na 6.º edição da Rota de S. Tiago

Decorreu no passado domingo, dia 6 de Março, a VI edição do BTT Rota de S. Tiago, na Pocariça. A competição, organizada pela ADRCPA – Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Pocariça e Arrôtas, contou com a participação de cerca de 450 atletas, oriundos de vários pontos do País.

A servir como 1.ª prova pontuável da Taça Regional XCM do Centro, a Rota de S. Tiago foi composta por dois percursos: um de 70Km (Maratona) e outro de 45Km (Meia-Maratona), com desnível moderado e de dificuldade técnica média, tornando-se assim um percurso bastante rápido e ideal para iniciar a época oficial dos atletas federados.

“Num dia sem chuva e com temperaturas muito aceitáveis para a época, os trilhos e caminhos estavam, apesar de tudo, um pouco encharcados e enlameados da chuva que se fez sentir nos dias anteriores. Ainda assim, os atletas demonstraram enorme brio, desportivismo e espírito de compromisso, completando, na sua maioria, os respectivos percursos”, refere a entidade organizadora, numa nota enviada ao AuriNegra.

A prova teve o tiro de partida junto às Piscinas Municipais de Cantanhede e terminou no centro da localidade da Pocariça.

A maratona masculina foi dominada por João Moreira (Irbal/LoveTiles) que chegou isolado à meta, perfazendo os cerca de 70km em 2h30 e deixando o 2.º classificado, Ricardo Ramos (Casa do Povo da Abrunheira), a cerca de 7 minutos. Na terceira posição classificou-se João Mano (PABOL) a cerca de 8 minutos do 1.º classificado.

O vencedor da meia maratona foi Ricardo Silva (Sportarc -BTTarouca), que terminou o percurso em 1h43, deixando o 2.º classificado, Fábio Pedrosa (Casa do Povo da Abrunheira), a apenas 3 minutos, logo seguido de Sérgio Ferreira (BTT Team Anajô Piscinas).

Já na meia-maratona feminina foi Flávia Lopes (Vasconha/BTT Vouzela) a vencedora, com a marca de 2h01, logo seguida da sua colega de equipa Marina Leitão. Na terceira posição ficou Bianca Oliveira.

Nos juniores, o grande vencedor foi Ruben Nascimento (C. U. Vilanovense / Infinity). Já nos sub16 a prova foi dominada por Tiago Coelho (CDCamarneira/Gavicar/Penubox), em masculinos e Maria Líbano (Chaleira – Luís Bita BTT Team), em femininos.

No final da prova, os participantes puderam conviver e fomentar o espírito saudável de competição num almoço que teve lugar na sede da Associação Musical da Pocariça, e onde não faltou o tradicional leitão à Bairrada, assim como os néctares da região.

“Para além de agradecer à população da Pocariça, pela compreensão que tiveram perante os transtornos causados, também não podíamos deixar de apresentar uma palavra de apreço, estima e agradecimento para os cerca de cem voluntários, entre eles amigos e residentes, que estiveram à altura da responsabilidade, revelando-se um auxílio precioso para o sucesso de um evento desta envergadura”, refere a nota da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Pocariça e Arrôtas.