Linha Saúde 24 para idosos suspensa há três meses

A Linha Saúde 24 para idosos, suspensa a 1 de Janeiro para responder ao aumento de procura por casos de gripe, continua desactivada e sem previsão para voltar a funcionar.

Criado a 25 de Abril de 2014, o serviço de atendimento da Linha Saúde 24 Sénior acompanhou, até à data da sua suspensão, cerca de 20 mil idosos com mais de 70 anos.

Na altura, a Direção-Geral da Saúde justificou a suspensão da linha alegando a necessidade de mobilizar recursos para fazer face ao aumento da procura da linha devido à gripe, mas também por questões orçamentais. Também aí, a DGS prometia a criação de um novo serviço de atendimento para 200 mil idosos, naquele que seria o próximo contrato com a empresa privada que explora a linha.

No entanto, três meses depois da suspensão da Linha Saúde 24 Sénior, ainda não há novidades sobre a reactivação do serviço ou a sua substituição por outro, pois ainda não terminou o concurso para exploração deste serviço.

No final do ano passado foi aberto um concurso para adjudicar a exploração da linha a uma nova empresa, concurso esse que ainda está a decorrer. O novo contrato só entrará em vigor em Maio, após cessar o contrato de dois anos com a empresa que actualmente explora a Linha, em vigor até ao final de Abril.