Lanches com sabor a Londres

O Tempu’s aposta numa decoração citadina e em produtos de qualidade

Entrar no Tempu’s Lounge Gallery, em Cantanhede, é como entrar numa nova cidade que nos conquista desde o primeiro instante. A decoração, inspirada em Londres, dá um toque inconfundível e original ao espaço, que também ganha pela qualidade (e variedade) dos produtos que coloca à disposição dos clientes.

Situado na Praça Marquês de Marialva, em pleno coração da cidade, o Tempu’s abriu há cerca de 2 anos e meio e tem feito sucesso entre os cantanhedenses e não só.

“Reparamos que temos cada vez mais pessoas de Coimbra, Aveiro e Figueira da Foz, por exemplo. Pessoas que querem sair das suas cidades para ‘desanuviar’ e que para isso escolhem o nosso estabelecimento”, começa por afirmar Ana Filipa Terrível, que há cerca de três anos começou, com o marido Filipe Gomes, a trabalhar na criação deste projecto.

Na altura a viver em Oeiras, Lisboa, o casal já trabalhava em restauração na capital mas decidiu voltar a Cantanhede, terra Natal de Ana Filipa, com a ideia de construir um espaço que assentasse num conceito inovador e onde a atenção ao detalhe fosse evidente e, ao mesmo tempo, surpreendente.

“Na altura pareceu-nos que Cantanhede era uma cidade mais indicada para criar as nossas filhas e por isso decidimos vir e criar o Tempu’s”, frisa.

Na verdade, foi Alberto Terrível, pai de Ana Filipa, quem investiu no bar/restaurante, mas é o casal que está responsável pelo espaço que inicialmente era para ter como tema a cidade de Nova Iorque. A escolha de Londres, como nos contam, surgiu como segunda hipótese e por mero gosto pessoal, uma vez que, curiosamente, nenhum dos dois viajou até à capital inglesa: “Até parece estranho mas, na verdade, nunca lá estivemos. Ainda assim, escolhemos Londres porque era mais fácil de recriar e porque é uma cidade com que muita gente se identifica. Tudo aquilo que faz parte da decoração resultou de uma pesquisa exaustiva. Queríamos que cada elemento fizesse lembrar Londres e um ambiente cosmopolita”.

“O objectivo era criar um registo original, aquilo a que chamámos de café-cidade, que marcasse a diferença. A ideia principal é levar o cliente a desligar do seu dia-a-dia, esquecer as preocupações e os problemas”, partilha Ana Filipa Terrível.

Com efeito, ao visitar o Tempu’s, e mesmo sem entrarmos num avião, parece que deixamos para trás Cantanhede e aterramos em Londres. Desde a cabine telefónica típica de “terras de Sua Majestade”, aos gradeamentos pretos de Buckingham, passando pelos candeeiros de rua, pela réplica quase perfeita de uma porta tipicamente londrina ou até mesmo pelo cantinho inspirado na sala de estar da personagem Sherlock Holmes… Tudo parece pensado ao pormenor.

Mais recentemente, o casal decidiu aumentar o espaço. “Lembrámo-nos de fazer um género de metro, com as verdadeiras cores do metro de Londres, as paisagens, os bancos… Tudo muito fiel”, explica Ana Filipa Terrível, garantindo que “todo o trabalho que aqui se encontra – o metal, a pedra, a porta, a própria cabine – foi feito por artesãos daqui da Região”.

Para jantares de grupo ou eventos mais privados, como reuniões de trabalho ou festas de aniversário, o Tempu’s passou ainda a ter uma sala, inspirada no mundo mágico do Harry Potter.

Porém, se a decoração é uma das imagens de marca do Tempu’s, a outra é, sem dúvida, a qualidade de tudo aquilo que sai da cozinha do restaurante. Desde pequenos-almoços a jantares, passando pelos almoços (com diárias) e pelos deliciosos lanches…A oferta em termos de produtos adapta-se a vários públicos e a vários momentos.

“Este Inverno a aposta tem sido essencialmente em lanches especiais e feitos na hora, como panquecas com chocolate caseiro, crepes com fruta, waffles… Temos uma grande variedade”, sublinha Ana Filipa.

No entanto, o menu não fica por aqui. No Tempu’s pode ainda degustar um chá com scones, ao estilo “british”, massas, saladas, hambúrgueres gourmet assim como pratos típicos da gastronomia portuguesa, aos quais o Tempu’s acrescenta um toque pessoal e inovador.

“A ideia é que cada cliente sinta que o prato foi feito especialmente para ele, daí a preocupação com a apresentação e com a frescura dos produtos que utilizamos. A nível financeiro estamos ainda longe do objectivo que tínhamos inicialmente mas a nível do feedback por parte dos clientes tem sido muito bom”, refere a cantanhedense.

Sopa de peixe, feijoada de chocos ou almôndegas caseiras são apenas algumas das iguarias que podem ser degustadas no menu do dia, que inclui sopa ou salada, prato de carne ou peixe, bebida e café, e que pode ir desde os 7 aos 10 euros. Se desejar acrescentar uma das deliciosas sobremesas à sua refeição paga mais um euro.

Para além dos serviços de almoços e jantares normais, o Tempu’s faz serviços esporádicos de catering para eventos – como é o caso da Expofacic; serviços de Cake design; festas temáticas – como a noite Latina ou Indiana, ou o Hotel Breakfast, um buffet variado que acontece todos os sábados das 10h00 às 14h00.

Seja para saborear uma refeição, para se divertir com os seus amigos ou para beber uma cerveja (entre as três dezenas disponíveis) ou um copo de vinho no final de um dia cansativo de trabalho, o Tempu’s está de portas abertas para o receber e lhe proporcionar uma verdadeira viagem a Londres.

Morada: Praça Marquês de Marialva n.º 35, 3060-133 Cantanhede

Horário: segunda a quinta (9h00 às 0h00); sexta (9h00 às 2h00), sábado (10h00 às 2h00), domingo (encerrado)

Contactos (aceitam reservas): 239053902