Jovens de todo o país concorreram nas finais regionais das Olimpíadas Portuguesas de Física

No passado dia 16 de Abril (sábado), decorreram as finais regionais das Olimpíadas Portuguesas de Física com a participação de cerca de mil jovens.

As provas regionais decorreram em simultâneo em Lisboa, Coimbra, Porto, Funchal e Ponta Delgada. Na região centro as provas regionais tiveram lugar no Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

Os jovens participantes são alunos do 9º ano, que concorrem em equipas com três elementos, e do 11º ano que concorrem individualmente. As três melhores equipas do 9º ano e os dez primeiros classificados do 11º ano ficaram apurados para a final nacional da competição, que terá lugar no Departamento de Física da Universidade de Coimbra nos dias 3 e 4 de Junho.

Na região centro a medalha de ouro da competição do 9º ano foi entregue à Escola Secundária Infanta D. Maria (Coimbra), a medalha de prata à Escola Básica Martim de Freitas (Coimbra) e a medalha de bronze foi entregue ao Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria).

Os primeiros três prémios do 11º ano foram entregues aos alunos João Pedro Fidalgo Santos do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Maria Matilde Silva do Colégio da Rainha Santa Isabel (Coimbra) e Leonardo Pedroso Duarte da Escola Secundária de José Falcão (Coimbra).

Após a final nacional, as equipas vencedoras no escalão do 9º ano ficam pré-seleccionadas para a Olimpíada Europeia de Ciência (EUSO 2018), enquanto os melhores classificados do 11ºano ficam pré-seleccionados para uma preparação que os poderá levar a representar Portugal na Olimpíada Internacional de Física e na Olimpíada Ibero-Americana de Física em 2016.

Em 2015, a equipa portuguesa acumulou uma medalha de ouro, duas medalhas de prata, uma medalha de bronze e quatro menções honrosas nestas competições.

As Olimpíadas da Física são apoiadas anualmente pela Agência Ciência Viva e pela Fundação EDP. Trata-se de uma competição que promove o interesse pela Ciência junto dos estudantes, incentivando-os a aprender Física e a conhecer melhor o mundo que os rodeia.