Jovem febreense participa em feira de design internacional

Patrick Pedrosa é natural de Febres, tem 30 anos, e acaba de vir daquela que é considerada uma das maiores feiras internacionais de design. A 100% Design London junta todos os anos milhares de arquitectos e designers de todos os cantos do mundo.

Pela terceira vez consecutiva, o febreense marcou presença na feira, através da empresa Foursteel, para a qual trabalha. “Tudo começou há três anos quando nos solicitaram um dos produtos para uma sessão fotográfica, para fazer parte do cartaz principal do evento. Desde então temos estado presentes todos os anos”, começa por explicar o jovem designer da Foursteel, uma empresa portuguesa que fabrica radiadores de aquecimento com um design contemporâneo e minimalista.

De acordo com Patrick Pedrosa, “o foco da empresa é, em colaboração com arquitectos e designers, desenvolver soluções de produtos de aquecimento eficientes com estética apurada, sustentando o seu desenvolvimento a nível nacional e internacional, Aproximadamente 70% do que é produzido é exportado, sendo que os principais mercados são a Europa e os EUA”.

O papel do jovem na empresa passa por “desenvolver produtos e elevá -los em termos de notoriedade. A minha função é ainda articular todos os órgãos da empresa e desenvolver uma estratégia para um melhor desempenho. Isto vai desde receber os inputs do mercado até ao produto chegar ao cliente”.

Para tal, refere, é necessário “ser visionário e assimilar minimamente conhecimentos de gestão, marketing, estratégia, psicologia, processos de fabrico, entre outros. Só assim conseguimos ir ao encontro das necessidades do cliente”.

Licenciado e Mestre em Design pela Universidade de Aveiro, Patrick Pedrosa refere que sempre se interessou por design. “O curso privilegia o pensamento conceptual e visão estratégica. Contudo, tive de aprender de forma autodidata a usar as ferramentas e a adaptar os conhecimentos ao mundo profissional”, explica.

Participar novamente na 100% Design London foi um orgulho. “Este ano, a presença na feira superou as expectativas. Os novos produtos apresentados abriram as portas para novos negócios e contactos. Foi sem dúvida um sucesso. Valeu a pena o esforço e tudo aponta para que no próximo ano lá estejamos novamente”, disse ao AuriNegra.

Considerando-se “um criativo ambicioso”, o jovem refere ainda que “com a ambição é que sonhamos e a sonhar é que criamos coisas”. Como tal, no futuro, um dos seus próximos objectivos é apresentar os produtos da Foursteel em Nova Iorque e, quiçá, “chegar depois a outros mercados”.