José Craveiro partilhou “Contos de outro mundo”

Cinquenta pessoas inscritas no projecto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos” assistiram a uma sessão de “Contos de outro mundo”, realizada na Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 2 de Novembro.

A iniciativa foi dinamizada por José Craveiro, um experiente contador de histórias baseadas em narrativas tradicionais que fazem parte do apreciável acervo patrimonial de que é depositário.

Natural de Tentúgal, José Craveiro cultiva um modo particular de dizer os contos, orações e cantares de outrora, passados de avós para netos, a herança que recolheu na sua região, tendo como referência os trajes, os licores e ervas medicinais, as festas e procissões e nas iguarias tradicionais.

Dos contos que partilha ressaltam vivências curiosas, ambientes singulares que despertam uma certa nostalgia de outros tempos, a partir de temas de tradição oral ouvidos e vividos em primeira-mão. Com uma experiência de mais de 40 anos a coleccionar histórias, cantares, receitas e mezinhas, José Craveiro pondera a possibilidade de publicar um livro sobre esta sua paixão.

Promovido pelo Município de Cantanhede, o projecto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida Aos Anos” destina-se a motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em actividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.

Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, realizam-se acções que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos, ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e protecção civil, entre outras.