Jorge Sampaio e Francisco Louçã na Conferência do Distrito Rotário 1970

Jorge Sampaio e Francisco Louçã são duas das personalidades que participam na XXXIII Conferência do Distrito Rotário 1970, que decorre em Coimbra no final desta semana (entre os próximos dias 20 e 22), tendo como tema genérico a Humanização.

Prevê-se que cerca de três centenas de rotários de todo o País e alguns estrangeiros participem nesta Conferência, cujas sessões de trabalho se efectuam no Auditório da Reitoria da Universidade.

A sessão solene de abertura da Conferência está agendada para as 17h30 de sexta-feira (dia 20), no referido auditório, com a participação, entre outras entidades, do Reitor da Universidade de Coimbra, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, do representante do Presidente de Rotary International e dos Governadores dos Distritos Rotários 1960 e 1970.

Às 19 horas será inaugurada a “Feira de Projectos” (com apresentação de várias actividades promovidas por diversos Clubes Rotários), seguindo-se um apontamento de dança no Museu de Machado de Castro e um momento musical pelos Antigos Orfeonistas na Sala de S.Pedro da Biblioteca Geral da Universidade.

O primeiro dia encerra com o “Jantar Paul Harris” (fundador do Movimento Rotário), pelas 20H30 horas, no Hotel D. Inês.

No sábado (dia 21), os trabalhos iniciam-se pelas 9h45, no Auditório da Reitoria, com intervenções pelo Governador do Distrito Rotário 1970, António Vaz, e do Presidente da Comissão Executiva da Conferência, Fernando Regateiro.

Pelas 10h35 horas inicia-se a primeira Sessão Plenária, subordinada ao tema “Humanização em Acção”, com uma conferência pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio, e apresentação a cargo do antigo Reitor da Universidade de Coimbra Rui Alarcão. Haverá ainda diversos testemunhos, momentos de poesia e arte, intervenção do representante do Presidente de Rotary International e almoço de convívio, na cantina do Auditório.

A segunda Sessão Plenária inicia-se às 14h10, com uma palestra pelo psicólogo clínico e professor universitário Eduardo Sá, subordinada ao tema “Humanização também se aprende”. Será moderada por Clara Almeida Santos (Vice-Reitora da Universidade de Coimbra) e dinamizada por Manuel Castelo Branco (Presidente do ISCAC – Coimbra Business School).

Às 14h50 será versado o tema “Humanização na Saúde”, com uma palestra pela médica Helena Goulão, moderada por Conceição Bento (Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra) e dinamizada pelo jornalista Jorge Castilho.

Às 15h30 será a vez de Francisco Louçã abordar o tema “Paz sem Muros”, em palestra que terá como moderador Fernando Regateiro.

A terceira Sessão Plenária inicia-se às 16H45, com diversas intervenções de dirigentes rotários, incluindo do representante do Presidente de Rotary International.

Segue-se a inauguração de uma placa comemorativa da Conferência no Marco Rotário (situado junto ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), e o Jantar do Governador, pelas 20h30, no Hotel D. Inês.

Pode consultar o programa completo aqui.