João Galamba visitou o Centro de Estudos Educativos de Ançã

No passado dia 11 de Janeiro, o Centro de Estudos Educativos de Ançã recebeu, em representação da Assembleia da República, o deputado João Galamba.

A visita aconteceu no seguimento da participação do estabelecimento de ensino no programa Parlamento dos Jovens, que este ano comemora vinte anos de existência.

Este programa é dirigido aos jovens dos Ensinos Básico e Secundário e tem como objectivo promover a educação para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; incentivando a reflexão e desenvolvendo as capacidades de expressão e argumentação na defesa de ideias, respeitando os valores de tolerância e da formação de vontades da maioria.

Na sessão conjunta com os alunos, a intervenção do deputado João Galamba visou promover a reflexão sobre os temas em debate “Assimetrias entre o litoral e o interior do país: que soluções?” e “Racismo, Preconceito e Discriminação – Ao Debate”.

Todos os presentes foram sensibilizados para a importância da formação escolar dos jovens e da união de vontades dos cidadãos que, em conjunto com o poder local e central, podem encontrar soluções que resolvam problemas locais e regionais e promovam o desenvolvimento, diminuindo as assimetrias do país. Também foi referido que é importante apostar no desenvolvimento dos recursos endógenos e na promoção da criação de pequenas empresas com incentivos fiscais.

Foi ainda abordado o problema dos refugiados, com destaque para Portugal, que, sendo um país com tradições na miscigenação de culturas e de emigração, deve estar preparado, dentro das suas possibilidades, para o acolhimento de pessoas e famílias que fujam de guerras e perseguições.

De acordo com uma nota enviada pelo Centro de Estudos Educativos de Ançã, “todos concluíram que foi um debate muito enriquecedor e que promoveu a reflexão sobre temas que preocupam os jovens na actualidade. Só com conhecimento, união e vontade somos capazes de promover acções que possam melhorar a nossa qualidade de vida”.