João Dias representou Portugal no Curso da FIFA/UEFA

O professor e preparador físico João Dias representou Portugal, pelo sétimo ano consecutivo, no Curso da FIFA/UEFA, que se realizou entre 3 e 6 de Março em San Marino.

Actual Coordenador do Gabinete de Técnico da Federação Portuguesa de Futebol, e responsável pela Metodologia de Treino de Árbitros de Futebol em Portugal, o cantanhedense João Dias é já uma presença assídua nos vários planos de formação da FIFA/UEFA.

O Seminário, intitulado “Refereeing Assistance Programme (RAP 7) ”, destinou-se aos responsáveis nacionais dos Instrutores Técnicos e Preparadores Físicos das Federações de Futebol associadas à UEFA e teve como principais objectivos uniformizar a organização dos testes físicos da FIFA, processar os resultados para fornecer feedback individual aos árbitros; acompanhar/analisar o trabalho diário dos árbitros; fornecer apoio científico em matéria de formação do desempenho do árbitro; aumentar a qualidade da formação e uniformizar o material didáctico e as metodologias de treino.

O programa do curso foi composto por testes de aptidão prática, sessões de formação prática e apresentações individuais e de grupo.

Para além de João Dias, também estiveram presentes no Seminário da FIFA/UEFA, como Instrutores Técnicos, Vítor Pereira (Presidente do Conselho de Arbitragem da FFP) e João Ferreira (Técnico de Arbitragem).

Para João Dias, “este foi um momento importante de aprendizagem e de partilha de conhecimentos com outros colegas europeus. Este curso visou a definição de estratégias comuns ao nível da Metodologia de Treino mundial. Fazer parte deste grupo restrito de preparadores físicos é algo que me motiva bastante. Sendo Portugal um exemplo ao nível da organização dos Centros de Treino e do treino específico dos Árbitros de Futebol, todas as propostas que tenho apresentado nos últimos anos, têm sido bastante valorizadas, sendo já seguidas por vários países”.