Já há cartaz das Festas de São Tomé

A menos de um mês das Festas de São Tomé, em Mira, já é conhecido o cartaz que vai abrilhantar este certame. A realizar-se de 20 a 25 de Julho (Feriado Municipal em Mira), e dedicado ao tema “Água”, o evento conta este ano com duas cabeças de cartaz: The Gift (a 21) e Virgul (a 24).

“Este ano tivemos que optar apenas por dois cabeças de cartaz, por uma questão de contenção de custos”; frisou Raul Almeida, na apresentação oficial das Festas, recordando os incêndios de 15 de Outubro de 2017, “que deixaram marcas e que destruíram inclusive os palheiros que faziam de tasquinhas. Ainda há muitas coisas para repor”. Com um orçamento entre 20 a 25% inferior ao dos anos anteriores – cerca de 80 mil euros – a festa ganhou, ainda assim, uma noite, e mantém-se fiel às tradições.

Assim, para além destes dois artistas de renome, as Festas de São Tomé fazem-se valer da prata da casa. Com efeito, logo na primeira noite (20 de Julho) as atenções vão estar viradas, como vem sendo hábito, para as bandas de garagem do concelho: Sproud, Banda Malho, A Puppet Show Named Julio, Odete e Peixe-agulha. No dia 21 entram em palco os The Gift, seguido de bailarico ao som dos Wave.

A 22 de Julho, as Festas de São Tomé têm o acordeonista João Gentil a animar a zona das tasquinhas. Já no palco principal, a noite é dedicada ao fado, com as actuações das jovens mirenses Mariana Oliveira e Ana Ferreira e ainda do grupo de fados Nocturno. A noite segue com os Magma.

A 23, é à praiamirense Flor, “a artista mais internacional do concelho”, quem cabe a honra de abrir a noite que continua com a banda de baile FAX.

Para a véspera de feriado está reservada uma noite especial com Virgul, ex-membro dos Da Weasel, que vem a Mira apresentar o seu projecto a solo e promete animar o recinto com hits como “I need this girl” ou “Só eu sei”.

No Feriado Municipal a tradição regressa ao Jardim do Visconde com o concerto de bandas filarmónicas – que este ano junta as duas filarmónicas locais: A Ressureição e a União de Músicos de Mira. A noite encerra com os TV5 e o, sempre muito aguardado, fogo-de-artifício.

Uma festa para todos os gostos

Para além dos concertos no recinto, as Festas de S. Tomé incluem uma vasta programação cultural e também desportiva, que inclui um Encontro de Coros, Apresentação de livros, uma feira medieval, entre outras actividades cujas datas serão divulgadas em breve.

Nesta edição está ainda de regresso o São Tomé Kids, uma parceria com a CPCJ de Mira, e que consiste em dezenas de actividades para os mais pequenos e que este ano acontecem apenas durante a parte da tarde. A nível desportivo está já a decorrer o Torneio de Futsal de S. Tomé.

Os interessados em expor no certame também já podem efectuar a sua inscrição na Câmara Municipal de Mira. Cada expositor tem um custo de 200 euros, mais IVA.