IV Encontro inter CPCJs Cantanhede, Mealhada e Mira

No seguimento dos encontros que têm vindo a ser realizados, há vários anos, em articulação e parceria, as CPCJ´s de Cantanhede, Mealhada e Mira, também em parceria com o Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) de Portugal, vai organizar o IV Encontro Temático Inter-Comissões subordinado ao tema “As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens: Realidade e Desafios”.

O objectivo deste encontro é promover, uma vez mais, “a partilha e a troca de informação entre as CPCJ, refletir sobre a realidade vivida nas diversas Comissões de Proteção das Crianças e Jovens e as preocupações sentidas por estas no desenvolvimento do seu trabalho diário, bem como os desafios com que se deparam actualmente para conseguir tornar o seu trabalho mais eficaz”.

É também “uma oportunidade de formação, de sensibilização de todos (comunidade, professores e educadores, pais e encarregados de educação, técnicos de saúde, grupos/associações, forças de segurança, …) para o papel e as responsabilidades de cada um na construção de uma sociedade assente numa verdadeira cultura dos direitos das crianças”.

Assim, o programa desenvolverá, durante a manhã, uma conferência inaugural, seguida de um World Café, que contará com a presença do Director Executivo da Comissão Nacional para a Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens e o Presidente da CPCJ de Cantanhede.

Será um diálogo colaborativo com perguntas, previamente recolhidas, junto das Comissões, e relevantes ao serviço de assuntos reais do dia-a-dia e sobre o trabalho das comissões, ao serviço das crianças e jovens.

Da parte da tarde, e para tornar o debate mais enriquecido, este ano foi opção das Comissões Organizadoras do Encontro, estruturar o Programa para desenvolver Workshops/Sessões práticas de trabalho, que funcionarão em simultâneo da parte da tarde e culminarão com a apresentação das conclusões em Plenário.

O Encontro realizar-se-á a 23 de Junho, no BIOCANT em Cantanhede, entre as 09h15 e as 17h00.