Investigadora da UC distinguida pela Nelson Mandela Metropolitan University

A investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Estrela Figueiredo, recebeu o título de Honorary Professor na Nelson Mandela Metropolitan University, em Port Elizabeth, África do Sul.

A distinção é equivalente à de Professor Catedrático e é um reconhecimento pelos seus feitos no desenvolvimento e na aplicação do conhecimento com impacto transformador na sociedade, especialmente no avanço dos objetivos para um mundo mais sustentável.

Natural de Coimbra, onde se licenciou em Biologia, Estrela Figueiredo obteve os graus de Mestre e Doutor pela University of Reading, no Reino Unido. Foi Research Associate na University of Pretoria e no South African National Biodiversity Institute e é membro do Steering Committee of the Global Plants Initiative e do Editorial Committee da revista Plant Ecology and Evolution. Em 2016 recebeu a Rudolf Marloth Medal (África do Sul).

Estrela Figueiredo desenvolve investigação na área da taxonomia vegetal, com especial incidência na flora africana e nomenclatura botânica, sendo autora ou coautora de 7 livros e mais de 150 artigos científicos.