Investigador da UC nomeado para liderar Grupo de Trabalho da Federação Internacional de Engenharia Médica e Biológica

Paulo de Carvalho, do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (UC), é o primeiro português nomeado pela Federação Internacional de Engenharia Médica e Biológica (IFMBE – International Federation of Medical and Biology Engineering) para liderar o Grupo de Trabalho em Informática para a Saúde da organização.

A IFMBE congrega todas as associações de Engenharia Médica e Biomédica a nível mundial, juntando mais de 40 mil académicos e profissionais nas áreas da saúde e da biologia.

O grupo de trabalho que o investigador da UC vai liderar, por um período de dois anos, tem por missão “promover a informática na saúde”. Apesar de assumir “um papel central no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a saúde, a intervenção da informática na clínica está cheia de desafios, sendo necessário reforçar sinergias entre as duas áreas do conhecimento”, observa Paulo de Carvalho.

Para o também docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), a nomeação da IFMBE “é muito honrosa e reconhece essencialmente a investigação de excelência produzida na Universidade de Coimbra na área da informática clínica”.

Especialista em informática médica, Paulo de Carvalho é também membro do Advisory Committee do IEEE-EMBS Working Group of Health Informatics.