Inscrições abertas para o programa “A Ciência não vai de Férias de Verão!” no Exploratório

O programa de ocupação de férias lectivas do Exploratório está de volta para os próximos meses de férias de verão. Destinado a crianças entre os 6 e 12 anos, o programa reúne um conjunto de actividades de ciência com 20 temáticas diferentes. As inscrições permanecem abertas durante os meses de férias escolares.

“A Ciência não vai de Férias!” está de regresso ao Exploratório, desta vez para ocupar a grande pausa lectiva de verão. O programa do Exploratório decorre, numa primeira fase, entre 26 de Junho e 28 de Julho de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 18h00, excepto aos feriados. À hora de almoço, das 13h00 às 14h00, as crianças podem “marmitar” no Exploratório, sendo as refeições das crianças acompanhadas por monitores do centro Ciência Viva de Coimbra. O programa “A Ciência não vai de Férias de Verão” regressa depois a 28 de Agosto até 15 de Setembro, nos mesmos moldes de funcionamento.

Destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos, a programação de férias de verão subdivide-se em 20 actividades, organizadas em programas semanais que se repetem de forma intercalar. Ao longo das oito semanas do programa “A Ciência não vai de Férias de Verão!” os mais pequenos vão ter a possibilidade de vestir a pele de diferentes cientistas e desfrutar de actividades lúdicas e pedagógicas sobre diversas temáticas. “Por entre teias e sedas”, “Da Terra nascem cores”, “Segredos que as rochas nos contam” ou “A vida que se esconde na água” são algumas das atividades sobre física, biologia, química ou matemática, entre muitas outras áreas científicas a explorar.

“Trata-se de um programa muito completo, não só do ponto de vista da aprendizagem, já que aborda diferentes áreas científicas em cada um dos períodos das actividades, mas também pelo facto de termos muitas actividades novas que permitem explorar as várias valências do Exploratório, sobretudo as exposições, as zonas exteriores ou os filmes do Hemispherium. Nesta edição temos ainda uma vantagem já que contamos com um novo espaço requalificado, preparado para receber os participantes e para desenvolver as actividades”, revelou a direção do Exploratório.

As inscrições mantêm-se abertas ao longo de todo o programa, permitindo a possibilidade de inscrição das crianças em diferentes períodos. Os preços variam entre os 10 euros por período de manhã ou tarde, os 40 euros para cinco períodos e os 75 euros para dez períodos. Estes períodos referem-se a manhãs ou tardes e as crianças podem estar inscritas em apenas uma tarde ou uma manhã, um dia inteiro ou dias dispersos nas várias semanas. A programação pode ser consultada no site do Exploratório em http://www.exploratorio.pt/index.php?page=04.06.x. As inscrições podem ser feitas pelo correio eletrónico visitas@exploratorio.pt ou pelo telefone 239 703 897.