Iluminação com led avança na freguesia de Murtede

A tecnologia led está a ser instalada em dois sectores da rede de iluminação pública da Freguesia de Murtede, numa avultado investimento da EDP Distribuição, em parceria com o Município de Cantanhede.

LED é o acrónimo da expressão inglesa “light emitting diode”, traduzível por diodo emissor de luz. É uma tecnologia de condução de luz a partir da energia eléctrica, com grandes vantagens em relação aos sistemas clássicos de vapor de mercúrio e de vapor de sódio. Os benefícios registam-se sobretudo em três áreas: a nível estético e de segurança rodoviária por permitir uma melhor distinção da cor do ambiente; ao nível ambiental, por reduzir a emissão de gases de efeito de estufa como o dióxido de carbono; ao nível económico, por gerar uma poupança de energia que pode atingir os 60%.

Constituindo já de si uma vantagem em relação aos sistemas anteriormente utilizados, a própria “tecnologia LED tem evoluído significativamente nos últimos anos, tornando-se mais madura a nível técnico, com grandes repercussões ao nível da diversidade de oferta e da redução de preços, o que a torna particularmente atraente em virtude da sua superior eficiência energética”.

As zonas requalificadas na freguesia de Murtede tiveram em conta as prioridades definidas pela Junta local e a antiguidade das luminárias existentes, já que se tratam dos poucos setores onde ainda existiam lâmpadas de vapor de mercúrio.

O primeiro desses sectores já foi executado, tratando-se da zona norte da localidade de Enxofães, tendo a intervenção acompanhado as recentes obras de requalificação urbana realizadas pela Junta e pelo Município, que incluíram nomeadamente a instalação de sistema de drenagem de águas pluviais, construção de passeios e aplicação de tapete betuminoso. Os arruamentos com nova iluminação são a Rua de Santa Maria Madalena, Rua das Eiras, Rua da Capela, Travessa do Tronco, Largo Principal, Rua do Padrão e a parte inicial da Rua da Anoa.

Ainda para 2018 está também prevista a requalificação do setor poente da localidade de Murtede, com a substituição de mais de uma centena de luminárias nos seguintes arruamentos: Rua da Destilaria, Rua do Valado, Rua de S. Jorge, Rua do Valongo, Rua da Maçarica, Rua da Estação, Travessa das Almas, Travessa da Catraia, EN234 / Rua da Catraia, Rua das Almas, Rua dos Barbeitos, Rua das Areias e parte inicial da Rua dos Olivais.