Hospital de Cantanhede cria nova valência – Unidade Domiciliária Hospitalar

O Hospital do Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) dispõe, desde o início de 2018, de uma nova valência, a Unidade Domiciliária Hospitalar (UDH).

Esta unidade tem como missão contribuir para o melhor nível de saúde e bem-estar dos indivíduos da área de abrangência do hospital que, necessitando de cuidados diferenciados, possam usufruir de um apoio domiciliário de qualidade com o rigor clínico e visão holística e humanizada sempre que possa ser prescindível o internamento.

Para a concretização desse pressuposto a UDH dispõe de uma equipa multidisciplinar composta por Médicos e Enfermeiros, contando ainda com o apoio de Assistente Social, Psicóloga e outros profissionais de saúde do HAJC, sempre que necessário.

Esta unidade abrange cuidados no domicílio nas áreas de Cuidados Paliativos, Estomaterapia, Cirurgia do Ambulatório e Cuidador Informal, este último no âmbito das altas para o domicílio da Unidade de Convalescença, com a vantagem da diminuição do tempo de internamento e o consequente benefício de haver menos hipóteses de infeções ligadas aos cuidados de saúde, por um lado, e de melhorar o acesso ao internamento, por outro.

O seu horário de funcionamento actual é das 15 às 20 horas, nos dias úteis, dispondo de atendimento telefónico das 08 às 20 horas (também em dias úteis), através no número 939030465.

A referenciação poderá ser feita pelos próprios serviços do HAJC, Médico Assistente, Equipas de Saúde ou Profissionais de Saúde.

A proposta deverá ser enviada para a Unidade Domiciliária Hospitalar do Hospital do Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede, através do endereço electrónico servdom@hdcantanhede.min-saude.pt.

De acordo com nota do hospital, “o acompanhamento no domicílio reveste-se de grande importância no cuidado de utentes com dificuldades de locomoção e com necessidades de cuidados de saúde para situações complexas, aumentando a sua qualidade de vida e o conforto, contribuindo para uma maior racionalização da utilização dos cuidados de saúde, nomeadamente ao nível de internamentos”.

No primeiro trimestre de funcionamento, a UDH realizou cerca de 40 visitas médicas e 120 visitas de enfermagem, proporcionando cuidados de saúde no ambiente familiar, com ganhos evidentes na satisfação dos utentes e familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *