Horizonte 2020 premeia empresa de Cantanhede

A empresa LifeTag, com sede no Biocant Park, em Cantanhede, foi uma das oito PME Portuguesas a ser premiadas na 1.ª fase do Instrumento PME do Programa de Investigação Horizonte 2020.

Este programa contemplou um total de 242 PME oriundas de 30 países, de acordo com os resultados anunciados pela Comissão Europeia.

Em comunicado, o Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, sublinhou que “estas oito empresas são excelentes exemplos da inovação que se faz em Portugal”.

A LifeTag é conhecida pelo desenvolvimento da tecnologia “Permeability”, um novo teste que permite medir a permeabilidade intestinal em pacientes com doença inflamatória crónica. Fundada em 2016, esta startup de base tecnológica tem a sua sede no Parque de Biotecnologia de Cantanhede.

Da Região Centro foi ainda contemplada a empresas Smallmatek, de Aveiro, e que está ligada ao desenvolvimento de nanotecnologias que evitam a corrosão de metais.

Nesta 1.ª fase do Instrumento PME, cada projecto vai receber 50 mil euros, que permitirão explorar um plano de negócio. As empresas beneficiarão ainda de 3 dias de formação empresarial e de serviços gratuitos de aceleração empresarial.