HAJC inicia consulta de Patologia do Sono

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo vai iniciar, no próximo dia 8 de Outubro, a consulta de Patologia do sono, doença que se caracteriza por paragens respiratórias que se repetem ao longo da noite condicionadas pelo colapso da via aérea e que originam diminuição dos níveis de oxigénio no sangue e despertares. A abertura desta nova valência insere-se numa dinâmica de reforço da resposta de prestação de cuidados de saúde do Hospital de Cantanhede à população da sua área abrangente.

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) afecta cerca de 12% da população adulta a partir dos 40 anos, preferencialmente indivíduos do sexo masculino e obesos. Provoca alterações no indivíduo que se traduzem, por um lado, em má qualidade do sono e hipersonolência diurna – com importantes consequências psicossociais na vida pessoal, social e laboral; e, por outro, levam a um aumento do risco de doenças cardiovasculares, nomeadamente hipertensão arterial, arritmias e enfarte, sendo apontada como causa de acidentes de viação. A identificação e diagnóstico da SAOS são fundamentais para a instituição do tratamento, que tem-se manifestado eficaz.

A criação da Consulta de Patologia do Sono aumenta o número de valências a funcionar no HAJC, onde também recentemente foram criadas consultas médicas em áreas até agora não cobertas, como a Consulta Externa para Tratamento da Dor Crónica, Consulta de Cessação Tabágica e Consulta de Cuidados Paliativos.

Quanto às especialidades cirúrgicas, o HAJC está em vias de recuperar as áreas de Oftalmologia e de Urologia, completando-se assim o quadro anteriormente disponível.