Grupo Onomástico “Pedro & Paulos” organiza jantar de Natal solidário

Um gesto de solidariedade marcou o tradicional jantar de Natal e de despedida do ano de 2016 do Grupo Onomástico “Pedros & Paulos”, de Ançã.

Em vez da tradicional troca de presentes, cada um dos “Pedros e Paulos” participantes levou uma prendinha que foi entregue ao Banco de Recursos Colmeia – resposta social com uma actividade assinalável em termos concelhios e que, no âmbito da sua campanha “Ajude-nos a Ajudar”, tem por missão ajudar os que mais precisam.

Com este gesto, o grupo pretende “dar testemunho do espírito de solidariedade e de partilha que deve existir cada vez mais na nossa sociedade, de forma a ajudar os que mais precisam. É também uma forma de contribuírem para potenciar o papel e a missão desta resposta social que é o Banco de Recursos – Colmeia, que tem tido uma actividade notável e cada vez tem mais pedidos de ajuda”.

Para além do gesto solidário, os “Pedros & Paulos” decidiram ainda ser eles a confeccionar o jantar “o que se traduziu numa poupança intencional, que constitui uma forma de demarcação do consumismo exacerbado, que gera tanta pobreza e exclusão, característico dos nossos tempos”.

“Este gesto demonstra bem que este grupo não se fecha sobre si próprio, quer contribuir também para uma sociedade mais solidária”, refere o actual presidente do grupo, Zé Pedro Malva.

De acordo com uma nota enviada ao AuriNegra, “o convívio decorreu com a habitual animação, boa disposição e muita irreverência, que fazem de este grupo onomástico uma das referências da vila histórica de Ançã, pois para além da sua actividade semelhante aos outros grupos, e a festa anual na altura dos Padroeiros, têm participado nas Tradicionais Festas de S. Tomé, no Cortejo Alegórico, com carros alegóricos emblemáticos que têm merecido as mais altas distinções e reconhecimento, e ainda desenvolvido ao longo do ano, animadas tertúlias”.