Grupo FotografARTE expõe nos Claustros dos Paços do Concelho de Cantanhede

Nos claustros dos Paços do Concelho de Cantanhede está patente ao público uma exposição da FotografARTE – Grupo de Fotógrafos do Concelho de Cantanhede, constituído para difundir o gosto pela fotografia e divulgar o trabalho artístico que os seus membros vão desenvolvendo.

As obras expostas no edifício da Câmara Municipal até dia 4 de Novembro correspondem a uma seleção de 14 autores, designadamente Ana Sofia Grilo, Castelo Costa (Maria), Daniel Ribeiro, Duarte Henriques, Duarte Silva, Jorge Santos, José Sobral, Ludmila Queirós, Mide Plácido, Rafael Ferreira, Rosa Maria Ribeiro, Rui Costa Freire, Vítor Dias e Vítor Murta.

A inauguração aconteceu a 7 de Outubro, com a presença do vereador da Cultura, Pedro Cardoso, no decurso de uma sessão que incluiu a entrega dos prémios do concurso de fotografia Best Expofacic Shots Taken – BEST, a actuação da Academia de Música de Cantanhede e a apresentação do catálogo Fotografarte/2016, onde estão reunidos pequenos portfólios de vários fotógrafos.

Para a presidente da associação, Fátima Lopes, trata-se de “uma edição que representa um passo importante na actividade que está a ser a ser desenvolvida no âmbito do intercâmbio artístico e estético entre os cerca de 40 associados. Este é um processo que se pretende levar o mais longe possível, através da dinamização de iniciativas que contribuam para a valorização da fotografia em acções de intervenção cultural e no campo das artes”.

Por seu lado, o vereador da Cultura, Pedro Cardoso, congratulou-se com o facto de “a Fotografarte proporcionar a quem visita os Paços do Concelho de Cantanhede a oportunidade de apreciar trabalhos de indiscutível qualidade artística. Este é um espaço nobre, com história e com uma atmosfera propícia a manifestações culturais, pelo que faz todo o sentido dinamizá-lo com exposições deste e de outros géneros”.

O autarca reiterou ainda “a disponibilidade da Câmara Municipal para apoiar a actividade da associação, um apoio que, aliás, foi logo expresso aquando da sua constituição, em 2014, e que entretanto se tem vindo a materializar em várias realizações promovidas em parceria com a autarquia”.

Além da Fotografarte/2016 foram várias as exposições organizadas por esta entidade em espaços culturais do concelho de Cantanhede, com destaque para “Gentes Locais”, “Arte e Religião”, “Anjos na Terra”, “Internacional FLUIDS”, “O Rosto da Inclusão” e “Pesca na Praia da Tocha”, entre outras.