Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede levou à cena “Pai Natal em apuros”

Foi no passado dia 9 de Dezembro que o Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede estreou a peça “Pai Natal em apuros”, de Natália Queirós. Natália Queirós é a principal dinamizadora do grupo cénico desde a sua constituição, em 2004, e é a autora da maioria das peças ou das adaptações de contos já levadas a cena, num total de 25 produções teatrais.

Depois da estreia para o público em geral, e da realização de um segundo espectáculo, no dia 11, houve mais três espectáculos, nos dias 12, 14 e 15, estes especialmente dirigidos aos alunos do Centro Escolar de Cantanhede e da EB 1 de Cantanhede Sul num total de cerca de 450 alunos.

“Pai Natal em apuros” conta as peripécias de São Nicolau quando se prepara para entregar os presentes às crianças de todo o Mundo e é multado por um agente da autoridade.

Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede

O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede é constituído por 13 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos. Este grupo teatral nasceu em 2004, por iniciativa de Natália Queirós que, após a sua jubilação como magistrada no Tribunal de Cantanhede, tem desenvolvido na cidade uma importante actividade cultural relacionada com as artes teatrais. Entre as iniciativas que tem levado a efeito, destaca-se a criação deste grupo que desde a sua fundação em 2004 já realizou 127 sessões de 25 espetáculos teatrais diferentes, aos quais assistiram mais de 15.525 pessoas, sobretudo alunos do 1º e 2.º Ciclo do Ensino Básico do concelho. O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede integra atualmente 13 elementos com idades que variam entre os 6 e os 14 anos. Alguns dos elementos mais antigos foram saindo, em função dos seus interesses e ocupações escolares, no decurso de um processo natural de renovação e o próprio grupo foi-se refrescando com a entrada de outros jovens atores.