Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal apresentou “A noite em que o deserto floriu”

O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede encerrou, no passado dia 19 de Dezembro, mais um ciclo de encenações alusivas à quadra natalícia, este ano com a peça “A noite em que o deserto floriu”.

Depois da estreia a 7 de Dezembro, mais de 500 pessoas assistiram aos cinco espectáculos apresentados pelo grupo cénico, com especial destaque entre os espectadores não só para os participantes do projecto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida Aos Anos”, como também para inúmeros alunos das Escolas Básicas de Cantanhede e para Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e responsável pelo pelouro da cultura.

Pedro Cardoso louvou a iniciativa e destacou “todo o brilhantismo do grupo cénico bem como o excelente trabalho a que já nos habituou.” O edil camarário enalteceu ainda “a beleza e simplicidade da peça de teatro, bem como os valores tão importantes que a mesma transmite à sociedade”.

Este ano a peça de teatro apresentada foi “A noite em que o deserto floriu”, da autoria de Natália Queirós, ex-juíza do Tribunal de Cantanhede, fundadora e dinamizadora da formação cénica, para a qual tem escrito as dezenas de peças e adaptações de contos já levadas a cena. Esta apresentação teatral foi exibida pela primeira vez em dezembro de 2006 e foi agora representada pela segunda vez, desta feita com novos interpretes.

Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede

O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede é constituído por 16 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos. Este grupo teatral nasceu em 2004, por iniciativa de Natália Queirós que, após a sua jubilação como magistrada no Tribunal de Cantanhede, tem desenvolvido na cidade uma importante actividade cultural relacionada com as artes teatrais. Entre as iniciativas que tem levado a efeito, destaca-se a criação deste grupo que desde a sua fundação em 2004 já realizou 145 sessões de 29 espectáculos teatrais diferentes, aos quais assistiram mais de 17.500 pessoas, sobretudo alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho. O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede integra actualmente 16 elementos com idades que variam entre os 5 e os 14 anos. Alguns dos elementos mais antigos foram saindo, em função dos seus interesses e ocupações escolares, no decurso de um processo natural de renovação e o próprio grupo foi-se refrescando com a entrada de outros jovens actores.