God Save The Queen na Expofacic, numa homenagem à banda de Freddie Mercury

God Save The Queen, unanimemente considerada a melhor banda do mundo de tributo aos Queen, é mais uma grande aposta internacional do cartaz da Expofacic, no qual constam já nomes tão prestigiados como os Cranberries, Redfoo and the Party Rock Crew, Naughty Boy e Alan Walker.

É no dia 29 de Julho que os admiradores do lendário Freddie Mercury e seus pares vão ter oportunidade de assistir a um espectáculo que o público e a crítica mundial têm aclamado como a mais intensa experiência da sonoridade inconfundível dos autores de hinos como Bohemian Rhapsody, We Are de Champions, We Will Rock You, Who Wants to Live Forever, Show Must Go On, A Kind of Magic ou Made In Heaven.

Com concertos completamente esgotados nos países onde têm actuado, os God Save The Queen têm emocionando as assistências com um tipo de performance que reproduz exemplarmente o universo musical dos Queen e a imprensa internacional tem dado conta do reconhecimento e do aplauso de Brian May (guitarrista da banda original), Jer Bulsara (mãe de Freddie Mercury), Peter Freestone (secretário pessoal de Freddie Mercury), Jacky Smith (presidente do fã-clube oficial) e Jim Beach (empresário dos Queen).

Matias Damásio, C4Pedro, Xutos & Pontapés, Tony Carreira e Brigada Victor Jara também confirmados no cartaz da Expofacic

Para a noite de 5 de Agosto, o programa da Expofacic propõe Matias Damásio e C4Pedro, dois nomes que têm vindo a registar assinalável sucesso no actual panorama da música. Matias Damásio, artista angolano que com o single “Loucos” atingiu mais de 12 milhões de visualizações no YouTube, trará a Cantanhede os ritmos quentes e sensuais de Por Amor, o seu último álbum, que tem sido um sucesso de vendas em Portugal. A seguir a Matias Damásio, actuará C4Pedro, um dos músicos mais influentes da nova geração da música angolana que tem conquistado o entusiasmo do público jovem com temas de sucesso como Tu És a Mulher, African Beauty e Vamos Ficar Por Aqui, entre outros.

 

Entretanto, a Comissão Organizadora da Expofacic acaba de assegurar também a presença de Tony Carreira e dos Xutos & Pontapés, pesos pesados da indústria musical portuguesa que estão associadas ao evento desde a primeira hora, sendo de destacar ainda a contratação da Brigada Vitor Jara, o mais consagrado grupo de música popular portuguesa.

Tony Carreira subirá ao palco principal do Parque Expo-Desportivo de S. Mateus a 30 de Julho, para um espectáculo em que, além das razões que estão na base dos recordes de assistência que regista sempre que sobe ao palco, apresentará os temas de Sempre Mais, o último álbum de originais que conta com a participação de Rudy Perez (associado ao sucesso de cantores como Júlio Iglésias, Marc Anthony, Michael Bolton, Beyoncé e Christina Aguilera), o francês David Gategno (colaborador de Celine Dian e Lara Fabian e Neilson Klasszik, produtor responsável por um apreciável número de êxitos da atualidade. Com 28 anos de actividade artística, Tony Carreira coleccionou 58 discos de platina e mais de quatro milhões de discos vendidos, sem esquecer a preenchidíssima agenda de espectáculos com lotações esgotadas em salas tão relevantes como o Olympia e o Zenith, em Paris, o Emperors Palace, em Joanesburgo, ou o Meo Arena, entre outras.

Também sinónimo de casa cheia são os Xutos & Pontapés, que encerram a Expofacic a 6 de Agosto, perspectivando-se mais um memorável concerto dos autores de À Minha Maneira. A completar 38 anos de carreira, a banda de Zé Pedro, Tim, Kalú, Gui e João Cabeleira vão voltar a incendiar o recinto com a sua conhecida energia na interpretação de temas que se tornaram referências simbólicas de várias gerações. Antes disso, na primeira parte, actuará a Brigada Vítor Jara, que promete apresentar uma síntese eloquente de Ó Brigada, edição que reúne a discografia completa do grupo, assinalando os 40 anos de uma actividade dedicada à composição de canções de raiz tradicional.